Fez-se história! Caitlin Simmers tornou-se na mais jovem campeã mundial de surf de sempre ao garantir o título referente ao ano de 2024 na finalíssima de Trestles, onde já tinha chegado como número 1 do ranking.
Aos 18 anos de idade, a prodigiosa surfista norte-americana suplantou por somente nove dias o anterior recorde que estava na posse da consagrada havaiana Carissa Moore e datava de 2011.
Simmers é também a primeira campeã do mundo nativa da Califórnia desde Kim Mearig em 1984. Em termos gerais, o surf californiano não celebrava um título mundial desde 1990, cortesia de Tom Curren.
Para conseguir toda esta inesquecível proeza conseguida nas águas californianas, Caitlin Simmers teve de dobrar a compatriota e campeã olímpica Caroline Marks, num duelo em que houve passagem de testemunho. Isto porque Marks era a detentora do título mundial.
As duas jovens surfistas norte-americanas encontraram-se no decisivo confronto após Caroline Marks, de 21 anos, derrotar a brasileira Tatiana Weston-Webb, tal como aconteceu na final das Olimpíadas de Paris'2024.
Mais uma vez, Tati não conseguiu oferecer ao Brasil o inédito título mundial feminino. Porém, a vice-campeã olímpica voltou a mostrar toda a valia do seu surf na onda de performance de Trestles, deixando para trás a australiana Molly Picklum e a costarriquenha Brisa Hennessy.
No confronto 100% norte-americano, entre Caitlin Simmers da Califórnia e Caroline Marks da Florida, foi necessário recorrer à 'negra' para encontrar a nova campeã do mundo de surf.
O primeiro embate foi super emocionante com a vencedora a ser encontrada após a última troca de ondas, sendo que o resultado final só foi conhecido para lá do toque da buzina.
Graças a uma onda de 9,50 pts, Caroline registou 17,43 pts face aos 16,87 pts de Caity, que ficou abalada com o desfecho. Recolheu à zona de atletas e não conteve as lágrimas na meia-hora seguinte, conforme confidenciou.
Fez bem em chorar e descarregar a frustração, pois Simmers voltou à água com tudo, exibindo a sua melhor versão. Aquilo que poderia ter sido um rude golpe nas aspirações de uma jovem de 18 anos, fortaleceu ainda mais a mesma.
No segundo heat, a natural de Oceanside mostrou-se intratável fazendo 18,37 pts em 20 pts, servindo uma combinação a Caroline Marks, que somou 14,17 pts.
Na derradeira bateria, que foi bastante lenta tendo apenas três ondas surfadas, Caiy foi mais forte com 15,16 pts.
Por sua vez, Marks não foi além de uns magros 7,17 pts. Só surfou uma onda e esteve largos minutos no lineup na posse da prioridade, mas o mar de Trestles decidiu não colaborar e tudo ficou decidido a favor da compatriota.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram