Esta sexta-feira, arrancou o Abu Dhabi Longboard Classic, terceira e última etapa do circuito mundial de 2024 e que marca a estreia de campeonatos da World Surf League (WSL) nos Emirados Árabes Unidos.
O histórico evento do Médio Oriente, que decorre até domingo na novíssima piscina de ondas artificiais Surf Abu Dhabi, contou com a presença do longboard luso por intermédio do jovem António Dantas.
Na noite de Hudayriyat Island, o longboarder de São Pedro do Estoril encerrou a sua participação no Mundial de 2024 ao ser eliminado na ronda inaugural, pelo que obteve o 17.º posto.
Na sétima e penúltima bateria da ronda 1, o irmão de João Dantas não foi além do terceiro posto após medir forças com dois longboarders do top 10 mundial.
António somou 9,53 pts, ficando atrás do também eliminado Kevin Skvarna (13,50 pts) e do australiano Declan Wyton (14,74 pts), que avançou para os quartos-de-final.
Com quatro ondas surfadas na piscina que possui a tecnologia do Surf Ranch de Kelly Slater, a melhor onda de Dantas foi o 5,40 pts na segunda onda surfada para a direita.
Ao ser afastado na ronda inaugural, caíram por terra as aspirações de António em assegurar lugar no top 8 que em outubro discute o título mundial em El Salvador e no top 10 do ranking, condição que garantia automaticamente a requalificação para o circuito do ano seguinte.
O longboarder de 21 anos chegou aos Emirados Árabes Unidos no 15.º posto da hierarquia, num ano em que beneficiou de um wildcard para fazer o Mundial. Em três etapas disputadas, o seu melhor desempenho foi o nono lugar em Huntington Beach.
Para regressar à elite mundial do longboard em 2025, António Dantas tem agora de obter a qualificação via circuito regional europeu, onde ocupa atualmente o segundo posto do ranking.
Dedicado em exclusivo ao setor masculino, o dia inaugural do Abu Dhabi Longboard Classic ficou marcado por algumas surpresas, com a eliminação precoce de dois dos três primeiros classificados da hierarquia mundial.
O californiano Taylor Jensen, que chegou ao Abu Dhabi invicto na liderança do ranking, não evitou a derrota de primeira. O três vezes campeão do mundo foi afastado pelo também ex-campeão mundial Steven Sawyer.
Quem também teve passagem efémera pelas ondas artificiais do Surf Abu Dhabi foi o experiente britânico Ben Skinner. O atual número 3 mundial saiu derrotado às mãos do sul-africano Sam Christianson.
Nota igualmente para a eliminação do gaulês Edouard Delpero, que no passado venceu a etapa do circuito mundial disputada no Surf Ranch, na Califórnia.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram