Os melhores longboarders do planeta estão a caminho dos... Emirados Árabes Unidos pela primeira vez na história do circuito mundial.
Entre os dias 27 e 29 de setembro, a nova piscina de ondas artificiais, o Surf Abu Dhabi, recebe a terceira e última etapa da temporada regular de 2024.
Desta forma, as ondas geradas na piscina que utiliza a mesma tecnologia do Surf Ranch, que no passado recebeu o circuito mundial, serão palco de um evento decisivo.
É no Surf Abu Dhabi, que no próximo ano estreia-se no CT, que serão definidos os longboarders que conseguem o passaporte para a finalíssima de El Salvador.
Evento esse a disputar já em outubro e onde apenas os oito melhores classificados dos rankings (masculino e feminino) discutirão o título mundial da disciplina.
Na luta por uma vaga para esse decisivo campeonato, está o jovem António Dantas. A fazer a sua estreia no circuito mundial, beneficiando de um wildcard, o longboarder luso é o atual 15º classificado do ranking, a 1482 pontos do tão ambicionado top 8.
Para além de um lugar nesse lote, António procura igualmente fechar o ano no top 10 do ranking, o que garantiria desde já a requalificação para o circuito mundial do próximo ano.
O irmão de João Dantas chega ao Médio Oriente com a motivação em alta após o positivo nono posto no Huntington Beach Longboard Classic, a melhor classificação até ao momento numa etapa do Mundial, e do vice-campeonato no QS de Fistral Beach.
Em plena contagem decrescente para este inédito campeonato, a World Surf League (WSL) já revelou através do seu portal de internet o heat draw do Abu Dhabi Longboard Classic.
António Dantas entrará em cena na sétima e penúltima bateria da ronda 1 e a tarefa não se avizinha fácil.
O goofy de São Pedro do Estoril defrontará o norte-americano Kevin Skvarna e australiano Declan Wyton, atuais sétimo e nono classificados do ranking, respetivamente.
Nesta bateria, o competidor de 21 anos terá a oportunidade de surfar quatro ondas, duas para a direita e outras tantas para a esquerda, contando a soma das melhores ondas para cada lado.
Apenas o vencedor do heat assegura a passagem aos quartos-de-final, os restantes longboarders ficam eliminados, desde logo.
Em caso de triunfo, António Dantas já sabe que medirá forças na quarta e última bateria dos quartos-de-final, também com quatro ondas para surfar, com o vigente campeão mundial Kai Sallas, o havaiano Michael Van Hohenstein ou o norte-americano Kaimana Takayama.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram