Afonso Antunes e Teresa Bonvalot garantiram esta quinta-feira o apuramento para os quartos e meias-finais, respetivamente, do Rip Curl Pro Anglet, quarta etapa do QS regional europeu de 2024/2025.
Neste evento gaulês com estatuto QS3000, Afonso e Teresa são os sobreviventes da armada lusa após uma jornada em que foram registadas cinco eliminações portuguesas.
Conforme esperado, o dia foi marcado pelo mar pequeno em Chambre d'Amour, condição que não possibilitou à organização realizar todo o programa previsto para esta quinta-feira e levou desde já a alterações na estrutura das competições masculina e feminina.
Em ambas foi eliminada uma ronda, pelo que os 16 surfistas (8 homens e 8 mulheres) em prova já se encontram nas meias-finais, bem como as baterias com apenas dois surfistas em competição.
Daqui até à coroação dos campeões do Pro Anglet , os heats vão ser disputados com quatro surfistas na água em simultâneo.
Na competição masculina, a ação foi retomada na ronda 4 na qual Afonso Antunes, Francisco Ordonhas e Guilherme Ribeiro avançaram para os quartos-de-final, enquanto o vigente campeão nacional Joaquim Chaves despediu-se de Anglet.
Nos 'quartos', Francisco Ordonhas e Guilherme Ribeiro foram afastados, alcançando a 13.ª posição.
Apenas Afonso Antunes garantiu a passagem à fase seguinte. Depois da recente e histórica vitória em Pantín, o atual líder do ranking continua em bom plano na defesa desse estatuto e a somar pontos inéditos com vista a inédito acesso ao circuito Challenger Series.
Na luta por um lugar na final, Afonso defrontará o jovem goofy israelita Eloy Buchan e os bascos Adur Amatriain e Keoni Lasa. Só os dois primeiros classificados apuram-se para a bateria decisiva.
Entre as senhoras, na ronda 4, Teresa Bonvalot assegurou com uma vitória a qualificação para as meias-finais, continuando à procura do triunfo consecutivo nas ondas de Chambre d'Amour.
Teresa Bonvalot
WSL/Damien Poullenot
Teresa saiu vitoriosa do heat que ditou a eliminação de Francisca Veselko. Carolina Mendes também encerrou a sua participação nos quartos-de-final, pelo que tanto Kika como Carol obtiveram o 9.º posto.
Na primeira bateria das meias-finais, Bonvalot mede forças com a canária Lucia Machado, a francesa Hina-Maria Conradi e a basca Annette Gonzalez Etxabarri, atual campeã europeia Júnior da World Surf League (WSL).
Face às previsões, que apontam para o mar muito pequeno no fim de semana (período de espera termina no domingo), o dia das finais do Rip Curl Pro Anglet deverá acontecer esta sexta-feira.
A chamada está agendada para as 7h30 (hora de Portugal continental). Seis baterias estão por colocar na água.
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram