O QS regional europeu versão 2024/2025 está de volta a França para a quarta etapa da presente temporada, o Rip Curl Pro Anglet, evento que arranca terça-feira e encerra a perna de verão.
Nas ondas de Chambre d'Amour, no sudoeste gaulês, a armada lusa vai ser composta por 18 surfistas: 12 do lado masculino, entre os quais Afonso Antunes líder do ranking, e seis no campo das senhoras, onde Francisca Veselko é neste momento a melhor colocada, surgindo no terceiro posto da hierarquia continental.
Entre o setor masculino deste QS3000, João Roque Pinho e Jaime Veselko vão entrar em ação logo na bateria inaugural da ronda 1. Ronda essa em que João Mendonça e Daniel Nóbrega também vão vestir a licra de competição.
Depois, na ronda 2, acontece a estreia de Martim Fortes, Martim Nunes, Afonso Antunes, Matias Canhoto e Francisco Almeida.
Na ronda 3, que marca o início da prestação dos cabeças de série, Guilherme Ribeiro, o vigente campeão nacional Joaquim Chaves e Francisco Ordonhas têm entrada direta.
Na prova feminina, a ronda 1 dita a estreia de Constância Simões logo na primeira bateria. Já a ronda seguinte terá Gabriela Dinis dentro de água.
Por último, na terceira ronda, as cores nacionais estão desde já representadas com a campeã nacional Teresa Bonvalot (vencedora do Pro Anglet em 2023), Francisca Veselko, Carolina Mendes e Mafalda Lopes, que em agosto último arrecadou a vitória em Lacanau, também em França.
O Rip Curl Pro Anglet tem o período de espera de 17 a 22 de setembro. Face à previsão que aponta para mar muito pequeno durante a semana, a organização já revelou que poderá ter de recorrer ao palanque duplo de modo a avançar o mais possível com a prova e capitalizar as condições verificadas em Chambre d'Amour.
Recorde-se que a edição de 2021 do Pro Anglet, tradicionalmente disputado em agosto, não foi concluída, precisamente devido à falta de ondas.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram