Depois de uma pausa de dois meses, por causa da realização dos Jogos Olímpicos de Paris'2024, o circuito mundial de surf está a uma semana de consumar o seu regresso.
A retoma dá-se com aquela que é a grande novidade no calendário da presente temporada, o regressado Fiji Pro.
Os melhores surfistas do planeta estão a caminho de uma latitude que desde 2017 estava ausente do CT. Os famosos e potentes tubos de Cloudbreak, em pleno Pacífico Sul, voltam para uma etapa que será decisiva.
O Fiji Pro é o nono e derradeiro evento da temporada regular, pelo que determina os tops 5 (masculino e feminino) que vão decidir os títulos mundiais dentro de menos de um mês na finalíssima de Trestles.
Curiosamente em 2025 será a vez de Cloudbreak consagrar os novos campeões do mundo de surf.
Neste momento, apenas os atuais líderes dos rankings, John John Florence e Caitlin Simmers, têm bilhete assegurado para Trestles. Por isso, esperam-se emoções fortes entre os dias 20 e 29 de agosto, data do período de espera do Fiji Pro.
A World Surf League (WSL) já revelou o heat draw de uma competição da qual fará parte Kelly Slater. Quatro vezes vencedor em Cloudbreak, KS beneficia de um wildcard, nesta que poderá ser a sua última aparição numa etapa do CT, depois da despedida a meio do ano como efetivo na sequência do cut.
Na ronda 1 do Fiji Pro, o 11 vezes campeão mundial de surf vai estar na terceira bateria, medindo forças com o compatriota Griffin Colapinto, atual número 2 do ranking e o surfista que atirou KS para fora do CT em Margaret River. Na altura, Kelly prometeu 'vingança' ao irmão de Crosby Colapinto.
O alinhamento da bateria fica completo com o havaiano Barron Mamiya, surfista que também dá-se bem em condições tubulares.
Por sua vez, o licra amarela John John Florence tem encontro marcado com o japonês Kanoa Igarashi e o local Tevita Gukilau. Este goofy de 39 anos garantiu lugar no quadro principal do evento após conquistar os trials, disputados já neste mês de agosto. No passado, Gukilau já somou participações no Fiji Pro, usufruindo de wildcards.
Quanto a Gabriel Medina, que chega ao arquipélago das Fiji fora de zona de apuramento para a finalíssima de Trestles, inicia a campanha na oitava e última bateria da ronda 1 diante do norte-americano Crosby Colapinto e do nipónico Connor O'Leary.
Medina, recente medalhado de bronze nas Olimpíadas de Paris'2024, ocupa neste momento o oitavo posto da hierarquia mundial.
No setor feminino, a expectativa é muita para ver aquilo que irão fazer as wildcards Erin Brooks e Sierra Kerr, duas das maiores promessas do surf mundial e que terão um batismo de fogo no CT, pese embora o apetite tubular que demonstram.
A primeira a entrar em cena será a atual campeã mundial Júnior da World Surf League (WSL). Na segunda bateria da ronda 1, Sierra, de apenas 17 anos, divide o lineup com as norte-americanas Caitlin Simmers e Sawyer Lindblad.
Já Erin Brooks, também de 17 aninhos, terá o privilégio de defrontar a campeã mundial e olímpica Caroline Marks e a brasileira Tatiana Weston-Webb, recente medalhada de prata em Paris'2024.
Face à sua última edição, já é garantido que o Fiji Pro coroará dois novos vencedores, uma vez que o australiano Matt Wilkinson e a norte-americana Courtney Conlogue não estarão em prova.
Ronda 1 masculina:
Heat 1: Italo Ferreira (BRA) x Ramzi Boukhiam (MAR) x Leo Fioravanti (ITA)
Heat 2: Jack Robinson (AUS) x Ryan Callinan (AUS) x Imaikalani deVault (HAV)
Heat 3: Griffin Colapinto (EUA) x Barron Mamiya (HAV) x Kelly Slater (EUA)
Heat 4: John John Florence (HAV) x Kanoa Igarashi (JAP) x Tevita Gukilau (FIJ)
Heat 5: Ethan EWing (AUS) x Cole Houshmand (EUA) x Seth Moniz (HAV)
Heat 6: Yago Dora (BRA) x Jake Marshall (EUA) x Liam O'Brien (AUS)
Heat 7: Jordy Smith (AFS) x Rio Waida (IND) x Matthew McGillivray (AFS)
Heat 8: Gabriel Medina (BRA) x Crosby Colapinto (EUA) x Connor O'Leary (JAP)
Ronda 1 feminina:
Heat 1: Molly Picklum (AUS) x Gabriela Bryan (HAV) x Bettylou Sakura Johnson (HAV)
Heat 2: Caitlin Simmers (EUA) x Sawyer Lindblad (EUA) x Sierra Kerr (AUS)
Heat 3: Caroline Marks (EUA) x Tatiana Weston-Webb (BRA) x Erin Brooks (CAN)
Heat 4: Brisa Hennessy (CRC) x Johanne Defay (FRA) x Tyler Wright (AUS)
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram