Os olhares do surf mundial estão colocados em Teahupoo, onde esta segunda-feira termina a prova de surf dos Jogos Olímpicos de Paris'2024, mas a verdade é que já a partir de terça-feira abre a janela de espera do histórico US Open of Surfing.
A disputar na icónica Huntington Beach, na Califórnia, a prova é a quarta do calendário da Challenger Series 2024, marcando o início da segunda metade do ano do circuito onde estão em jogo vagas de acesso ao CT do próximo ano.
Com o período de espera a prolongar-se até domingo, dia 11 de agosto, meia dúzia de surfistas portugueses vão participar no emblemático evento norte-americano, que tradicionalmente não é favorável às cores nacionais.
Aos titulares Frederico Morais, Guilherme Ribeiro, Teresa Bonvalot, Yolanda Hopkins e Francisca Veselko, que estão a fazer o circuito a tempo inteiro, junta-se Mafalda Lopes, que garantiu vaga no heat draw, tal como já tinha sucedido na etapa anterior, em Ballito, África do Sul.
Deste lote de surfistas, e como consequência da primeira metade do ano mais discreta de grande parte da armada lusa, apenas Yolanda Hopkins beneficia do estatuto de cabeça de série, ela que ocupa a 13ª posição do ranking.
Quer isto dizer que Yo apenas entrará em ação na segunda ronda. Na quinta bateria dessa fase, a recém-nona classificada na prova olímpica de surf já sabe que medirá forças com a norte-americana Lakey Peterson, top mundial e vencedora do US Open of Surfing em 2012. As duas outras adversárias de Hopkins são provenientes da ronda inaugural.
Ronda inaugural essa em que Francisca Veselko e Mafalda Lopes estão juntas no terceiro heat, que conta ainda com as presenças da nipónica Nanaho Tsuzuki e a basca Ariane Ochoa.
Por sua vez, Teresa Bonvalot estreia-se no quinto heat, defrontando três jovens: a brasileira Laura Raupp, a norte-americana Sara Freyre e a japonesa Minami Nonaka.
Já no setor masculino, Guilherme Ribeiro vai ser o primeiro surfista português em ação, estando no heat 2, onde vai encontrar o japonês Riaru Ito, o norte-americano Owen Moss e o australiano Tully Wylie.
Na bateria imediatamente a seguir, Frederico Morais divide o lineup com o francês Jorgann Couzinet e os havaianos Shion Crawford e Kai Martin.
Recorde-se que tanta na prova feminina como masculina, os dois primeiros classificados seguem em frente, ficando os restantes surfistas eliminados.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram