Ao quarto dia de prova do Lacanau Pro, Francisca Veselko e Mafalda Lopes tiveram finalmente a estreia na segunda etapa do QS regional europeu de 2024/2025.
No sudoeste francês, as duas surfistas portuguesas arrancaram com o pé direito a prestação neste QS1000 ao ultrapassarem duas rondas, pelo que já se encontram nos quartos-de-final, a disputar em formato 'woman-on-woman'.
Na ronda 3, que marcou a estreia das cabeças de série, Kika alcançou o segundo posto na sua bateria com 11,50 pts, enquanto Mafalda entrou em Lacanau a ganhar, com a pontuação combinada de 10,50 pts.
Mais tarde, na ronda 4, os papéis inverteram-se. A antiga campeã mundial Júnior da World Surf League venceu a sua bateria com o score combinado de 12,80 pts, enquanto a ex campeã europeia Júnior obteve o segundo posto no seu heat, somando 11,90 pts.
Nos quartos-de-final, Veselko e Lopes terão pela frente duas surfistas provenientes de França, mas de gerações completamente diferentes.
Logo na bateria inaugural dos 'quartos', Kika, campeã do Lacanau Pro em 2022, enfrenta a experiente e antiga top mundial Pauline Ado.
Depois, no quarto e último heat, Mafalda mede forças com Tya Zebrowski, que tem apenas 13 anos e é a atual líder do ranking após a vitória no Boardmasters.
Esta sexta-feira, a campeã europeia Sub-16 deu espetáculo nas ondas de Lacanau ao registar 19,34 pts em 20 possíveis, no expressivo triunfo obtido na ronda 3.
Em caso de vitória, Francisca Veselko tem encontro marcado com a germânica Noah Klapp ou a francesa Tessa Tyssen nas meias-finais. Já Mafalda Lopes se avançar defrontará uma das manas Gonzalez Etxabarri, Janire ou Annette.
No setor masculino, que esta sexta-feira não competiu, os surfistas portugueses que permanecem em prova são Guilherme Ribeiro e João Mendonça, que já atingiram a ronda 5.
João, que iniciou o caminhada na ronda inaugural, divide o lineup com o antigo top mundial Maxime Huscenot, o francês Kepa Housset-Ezponda e o jovem britânico Lukas Skinner, comandante do ranking, na primeira bateria.
No quarto e último heat, Guilherme Ribeiro, vencedor em Lacanau há dois anos, tem como adversários o israelita Ido Arkin e os gauleses Paco Alonzo e Leo Paul Etienne, que defende o título de campeão deste evento.
Em jogo, está o apuramento para os quartos-de-final, já com baterias 'man-on-man'.
Este sábado, a chamada está marcada para as 6h30 (hora de Portugal continental), com potencial início de prova às 7h00.
O período de espera do Lacanau Pro estende-se até domingo, dia 18 de agosto.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram