Grande parte do território de Portugal continua sob alerta máximo para o risco de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera, que, esta segunda-feira, colocou 40 concelhos de seis distritos nesta situação. Isto numa altura que os termómetros prometem continuar a marcar temperaturas elevadas no início da semana.
O IPMA colocou ainda vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental em perigo muito elevado e elevado de incêndio. A temperatura máxima mais elevada prevista para hoje será alcançada em Évora com 37 graus Celsius, seguida de Castelo Branco e Beja com 36, Portalegre com 35 e Santarém 34.
De acordo com os cálculos do IPMA, o perigo de incêndio vai manter-se elevado em alguns distritos, pelo menos, até sexta-feira. Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
O IPMA prevê para hoje no continente céu em geral pouco nublado, vento fraco a moderado e descida de temperatura no Algarve, em especial da máxima, e pequena subida no restante território.
As temperaturas mínimas vão variar entre os 12 graus (em Leiria) e os 21 (em Faro) e as máximas entre os 23 (em Aveiro) e os 37 (em Évora).
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram