Foi efémera a passagem do surf masculino português pelo emblemático US Open of Surfing, que arrancou esta quarta-feira.
Mantendo-se fiel à sua tradição, Huntington Beach, o palco da quarta e antepenúltima etapa do circuito Challenger Series 2024, continua a não deixar as melhores recordações ao surf luso.
Num dia inaugural que está a ser marcado por ondas pequenas junto ao famoso pier, Frederico Morais e Guilherme Ribeiro ficaram pelo caminho na ronda 1, o que complica ainda mais as contas de ambos na luta por um lugar na elite mundial do surf em 2025.
A fazer a temporada de estreia na Challenger Series, Gui foi o primeiro elemento da armada lusa, composta por seis surfistas, a entrar em ação.
Na segunda bateria, o campeão nacional Open de 2022 não foi além do quarto posto, com o score combinado de 9,23 pts.
O competidor da Caparica ficou atrás do australiano Tully Wylie (10,00 pts), também eliminado, bem como do nipónico Riaru Ito (10,27 pts) e o norte-americano Owen Moss (14,20 pts), que avançaram para a ronda 2 em que já não haverá participação portuguesa.
No heat imediatamente a seguir, Frederico Morais esteve em cena. Kikas até começou bem ao liderar a contenda na primeira fase.
Porém, com o avançar da disputa, o antigo top mundial foi perdendo posições, fechando a bateria no quarto lugar, com 8,63 pts de pontuação combinada. Pela terceira edição consecutiva do US Open of Surfing, o surfista de 32 anos não conseguiu suplantar a ronda 1.
Esta foi uma bateria em que os dois surfistas europeus presentes despediram-se de Huntington Beach. O gaulês Jorgann Couzinet (8,93 pts) quedou-se pela terceira posição, enquanto o australiano Kyuss King (10,60 pts) e o havaiano Kai Martin (10,33 pts) seguiram para a fase seguinte.
Numa competição que marca o início da segunda metade da Challenger Series 2024, as eliminações precoces de Guilherme Ribeiro e Frederico Morais são novos revés nas aspirações de ambos em obter vaga no circuito mundial de surf do próximo ano. No caso de Kikas seria a requalificação após ter deixado o CT a meio do presente na sequência do cut.
Ambos, chegaram à Califórnia distantes das posições cimeiras do ranking, numa altura em que restam apenas duas etapas (Ericeira e Saquarema) para o fim do ano.
Esta quarta-feira, Portugal ainda volta ao pequeno mar de Huntington Beach com Francisca Veselko, Mafalda Lopes e a campeã nacional Teresa Bonvalot.
O trio vai competir na ronda inaugural da prova feminina. Já Yolanda Hopkins tem um dia de folga, pois garantiu entrada direta na segunda ronda, usufruindo do estatuto de cabeça de série.
O US Open of Surfing, um dos campeonatos com maior tradição do surf mundial, prolonga-se até domingo, dia 11 de agosto.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram