Durante mais de 60 anos, o mítico comboio transportou pessoas entre as praias da Costa de Caparica e Fonte da Telha. Em 2020 as viagens a cargo do “Transpraia” tiveram um ponto final, mas a circulação poderá retomar num futuro a curto prazo. Pelo menos, é essa a intenção de um investidor francês.
Segundo a SIC Notícias, o negócio foi adquirido por um investidor francês que pretende reabilitar o equipamento e retomar as viagens interrompidas desde 2020. O “Transpraia” circulava numa linha ao longo de 9 km, com mais duas estações, além das principais, e 15 apeadeiros, que permitiam o acesso às principais praias da região.
Até ao momento, ainda não há uma data para as carruagens voltarem a circular. No entanto, o investidor Greg Bernard gastou até já perto de um milhão de euros para adquirir e reabilitar os veículos que ficaram guardados num armazém.
Agora, falta receber o parecer positivo de várias entidades, segundo explica a SIC Notícias. O projeto apresenta-se como sustentável, inclusivo e ecológico e vai também concorrer a apoios comunitários.
O “Transpraia” foi uma das grandes atrações das praias da Caparica durante décadas, tornando famoso e muito requisitado este meio de transporte durante os meses quentes.
No entanto, em 2007, uma alteração do traçado, devido às obras de requalificação da Caparica, obrigou a afastar o terminal do centro do município. Algo que poderá ter precipitado a queda do negócio.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram