O Boardmasters 2024 teve este sábado o penúltimo dia de competição nas águas de Fistral Beach e que definiu os finalistas das provas de surf e longboard, nesta que é a etapa que abre o circuito QS regional europeu de 2024/2025.
Sem representantes no surf, depois das eliminações de Matias Canhoto e Carolina Mendes, as atenções portugueses estavam todas apontadas à prova masculina de longboard, que contava com cinco competidores nacionais nos quartos-de-final deste evento com estatuto QS1000.
Deste lote de atletas, apenas a França tinha igual número, António Dantas foi quem esteve em melhor plano ao atingir a final, a realizar domingo.
O goofy de São Pedro do Estoril, que este ano faz a temporada de estreia do circuito mundial, irá procurar a segunda vitória consecutiva num QS, depois do histórico triunfo anotado no Longboard Festival Ferrol, em junho último.
Em Newquay, o longboarder luso começou o dia a vencer o seu heat dos quartos-de-final, com o score combinado de 11,40 pts, eliminando o jovem britânico Arthur Randell e o espanhol Nicolás Andrade, vencedor do Boardmasters em 2022.
O seu irmão João Dantas também avançou para as meias-finais, enquanto os compatriotas Filipe Ferreira, Frederico Carrilho e Francisco Freitas (atual campeão europeu e nacional Sub-18) foram eliminados.
Nas meias-finais, António Dantas esteve em ação logo na bateria inaugural, onde garantiu o acesso à final por apenas 0,10 pts.
Com o veterano e também top mundial Ben Skinner destacado na frente (17,16 pts), Dantas discutiu o segundo posto com Adam Griffiths.
O competidor luso levou a melhor com 13,20 pts face aos 13,10 pts do adversário britânico. Na quarta posição quedou-se o basco Jon Garmendia (9,87 pts).
No heat seguinte, o vigente campeão nacional João Dantas não foi além do terceiro lugar, falhando a passagem à final.
João, que termina o evento no quinto posto, somou 10,93 pts, ficando atrás dos franceses Martin Coret (14,13 pts) e Edouard Delpero (13,34 pts). Eliminado foi igualmente o gaulês Roland Lefeuvre (6,70 pts).
Assim, a final será composta por quatro longboarders que disputam atualmente o circuito mundial: António Dantas, Ben Skinner, Martin Coret e Edouard Delpero, que é o campeão em título do Boardmasters.
Curiosamente, face aos finalistas do já mencionado Longboard Festival Ferrol a única diferença é a saída de Roland Lefeuvre para a entrada de Skinner.
Para este domingo, a chamada em Fistral Beach está marcada para as 9h30 (hora de Portugal continental), num dia em que pode ser feita novamente história no longboard luso.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram