Primeiro dia oficial dos Jogos Olímpicos de Paris'2024 e tivemos logo ação em Teahupoo, a famosa onda de consequência taitiana que acolhe a segunda prova olímpica de surf da história.
A jornada tubular nas águas do Oceano Pacífico foi longa. Disputaram-se as rondas inaugurais dos setores masculino e feminino, num total de 16 heats.
A abertura das hostilidades coube aos homens, mas as atenções portuguesas estavam voltadas para o que veio a seguir, a prova feminina, devido à presença de Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins, que repetem a participação registada em Tóquio'2020.
Após a ronda 1, as duas surfistas foram relegadas para a ronda de repescagem, que deverá ser disputada este domingo e onde a derrota já vale a eliminação do evento. A passagem dá direito à presença na ronda 3, entre as 16 melhores competidoras da prova.
A primeira surfista lusa a iniciar a prestação nas Olimpíadas de Paris'2024 foi Yolanda Hopkins, que teve honras de participar na bateria inaugural do campeonato feminino.
A diplomada olímpica em Tóquio'2022 (5.ª classificada) obteve o terceiro posto, com o score combinado de 7,00 pts. Yo ficou atrás da sul-africana Sarah Baum (8,47 pts) e da atual campeã mundial da World Surf League (WSL) Caroline Marks.
Yolanda Hopkins
ISA/Beatriz Ryder
Com uma perfeita escolha de ondas, a surfista norte-americana deu espetáculo nos tubos de Teahupoo, somando 17,93 pts em 20 possíveis, servindo uma combinação às adversárias.
Desta forma, a goofy de 22 anos apresentou a sua candidatura à medalha de ouro, com o melhor score combinado de toda a prova, até ao momento.
Se Yolanda Hopkins foi uma das surfistas que abriu a competição, já Teresa Bonvalot apenas surfou na derradeira bateria do dia, já em plena madrugada de domingo em Portugal.
O oitavo heat teve um nível elevado, pois foi o único no qual as três surfistas em ação anotaram pontuações combinadas acima dos 10,00 pts.
Apesar do desempenho positivo, registou 10,34 pts, Bonvalot quedou-se pelo terceiro posto. A nova campeã nacional de surf foi batida pela nipónica Shino Matsuda (11,16 pts) e a consagrada Carissa Moore (16,50 pts), que iniciou da melhor maneira a defesa do ouro conquistado nos Jogos de Tóquio'2020.
Depois da estreia, Teresa e Yolanda já conhecem as adversárias da ronda de repescagem, já em formato 'woman-on-woman'. Curiosamente, ambas vão defrontar duas surfistas que estão a efetuar a sua estreia nas Olimpíadas.
Teresa Bonvalot volta a encontrar Shino Matsuda, naquela que será a terceira bateria da repescagem feminina. Este domingo, as senhoras serão as primeiras a competir caso haja retoma, pelo que o início do heat está marcado para as 19h12 (hora de Portugal continental).
Quanto a Yolanda Hopkins, enfrenta a neozelandesa Saffi Vette na sexta de oito baterias em agenda. O duelo acontece às 21h00 (hora de Portugal continental).
Na prova masculina, o surf norte-americano também brilhou, graças às performances de John John Florence e Griffin Colapinto.
Ambos, entraram a ganhar em Teahupoo e com os melhores scores combinados da ronda, somando 17,33 pts e 17,03 pts, respetivamente.
Os brasileiros Gabriel Medina e João Chianca foram outros dos vitoriosos de uma jornada onde o peruano Alonso Correa e o japonês Reo Inaba protagonizaram as maiores surpresas, garantindo desde já o acesso direto à ronda 3.
Estreantes no maior evento desportivo do globo e tendo como palco uma onda tão técnica como Teahupoo, na qual nunca tinham competido anteriormente, ambos não se acanharam e bateram o pé a surfistas da elite mundial, atirando estes para a repescagem.
Alonso derrotou o japonês Kanoa Igarashi (medalhado de prata em Tóquio'2020) e o brasileiro Filipe Toledo, que é bicampeão do mundo de surf e está nestes Jogos num pontual regresso à competição.
Por sua vez, Reo levou a melhor diante do italiano Leo Fioravanti e do indonésio Rio Waida.
Nota ainda para vitória de Joan Duru sobre o australiano Jack Robinson no último suspiro, obrigando também este a ter de passar pela ronda de repescagem.
Atra vés da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram