Uma conclusão já é possível retirar da segunda prova olímpica de surf da história, que decorre por estes dias nos cilindros de Teahupoo, na Polinésia Francesa.
O surf masculino norte-americano vai continuar sem medalhas no maior evento desportivo do mundo.
Este é um desfecho bastante decepcionante para a formação orientada pelo antigo top mundial Shane Dorian, que deposita agora todas as esperanças de medalhas na vertente feminina.
Aí, os States, chegaram à ronda 3 com três surfistas, que fazem corar de inveja as outras nações presentes.
O elenco é composto por: a campeã do mundo Caroline Marks, a campeã olímpica Carissa Moore e a líder do ranking mundial Caitlin Simmers.
No campo masculino, a desilusão é ainda maior dadas as excelentes indicações de John John Florence e Griffin Colapinto na ronda inaugural.
Ambos, conseguiram as melhores ondas e pontuações combinadas dessa fase. Da ronda 1 para a ronda 3, a mudança foi do dia para a noite.
Na tal jornada em que Teahupoo proporcionou condições históricas, John John e Griffin foram derrotados pelo australiano Jack Robinson e o local francês Kauli Vaast, dois surfistas com muito apetite para condições tubulares.
Colapinto voltou a mostrar que a famosa onda de consequência taitiana não é sua arena de eleição, enquanto Florence manteve a malapata com Teahupoo, latitude onde nunca venceu um campeonato, até ao momento. Já este ano, o surfista de 31 anos foi vice-campeão do Tahiti Pro, a etapa do CT ali disputada.
Em termos gerais, o desempenho da armada masculina norte-americana foi ainda pior do que em Tóquio'2020, na estreia do surf nas Olimpíadas.
Nas águas de Tsurigasaki Beach, o experiente Kolohe Andino atingiu os quartos-de-final, obtendo o quinto lugar e o diploma olímpico, curiosamente após deixar para trás o compatriota John John Florence.
Recorde-se que o bicampeão mundial de surf abordou esses Jogos Olímpicos diminuído fisicamente, o que causa polémica. Tudo porque John John não quis ceder o seu lugar ao lendário Kelly Slater.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram