Pelo segundo dia consecutivo, Portugal registou uma eliminação no Eurosurf Júnior de Santa Cruz, que decorre até sexta-feira nas ondas da Praia do Mirante, em pleno Oeste luso.
Depois de Tiago Guerra em Sub-16 masculino, desta vez foi Martim Fortes que ficou pelo caminho na quinta ronda da repescagem da categoria Sub-18 masculino, numa jornada que esteve interrompida quatro horas durante a manhã devido ao nevoeiro.
Apesar da eliminação de Martim Fortes, prejudicado por uma interferência, todos os atletas chamados a competir durante o dia mantiveram-se em prova, seja via quadro principal de competição ou repescagens.
Desta forma, a formação portuguesa segue bem dentro da luta pelo título europeu coletivo.
No regresso do longboard à ação, destaque para Francisco Freitas. O atual campeão nacional Sub-18 atingiu a ronda 3 da categoria Sub-18 masculino. Assim, Francisco está somente a um heat da final das medalhas.
Nota positiva também para Matias Canhoto, que depois de ter protagonizado um susto na véspera, com uma lesão no ombro direito (que verificou-se de pouca gravidade), conseguiu vencer a sua bateria da quarta ronda da repescagem da categoria Sub-18 masculino.
Contas feitas, Portugal manteve o segundo posto da classificação coletiva, que é agora comandada pela vizinha Espanha, vigente campeã continental júnior.
A França, anterior líder, desceu para o terceiro posto após um dia muito duro, pois de uma assentada perdeu três surfistas.
"Tivemos um dia positivo, apesar da eliminação do Martim Fortes. Estamos a falar de um campeonato longo e desgastante e em que toda a gente já perdeu atletas. A França, que estava na frente da classificação perdeu três surfistas, pelo que tudo pode mudar num instante. Vamos manter o foco e fazer o nosso melhor. Temos muito campeonato pela frente”, afirmou Nuno Telmo em comunicado oficial da Federação Portuguesa de Surf (FPS).
Neste Eurosurf Júnior versão 2024, Telmo é o técnico responsável pela Seleção, pois o selecionador nacional David Raimundo encontra-se nos Jogos Olímpicos de Paris'2024, junto de Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins, as representantes do surf português em Teahupoo, no Taiti.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram