Depois do primeiro lay day na passada terça-feira, a prova de surf dos Jogos Olímpicos de Paris'2024 poderá ser retomada já esta quarta-feira.
Pelo menos é o que planeia a organização, caso as condições melhorem em Teahupoo, no Taiti, Polinésia Francesa.
Uma nova chamada está prevista para as 21h15 (hora de Portugal continental), cerca das 12h15 no arquipélago localizado em pleno Oceano Pacífico, com potencial de início de ação às 23h00.
Em Teahupoo, o mar vai continuar grande na sequência do swell que entrou nos últimos dias e tanto deu que falar na passada segunda-feira, graças às condições de excelência proporcionadas durante algumas horas.
O grande ponto de interrogação reside na ação do vento, que deve continuar forte e pode estragar os planos da organização.
Caso se verifiquem melhorias nas condições, a organização poderá dar luz verde para a retoma da competição, que deverá acontecer com os oito heats da ronda 3 feminina. No lado masculino, a prova já está nos quartos-de-final.
Se for decretado novo lay day, a competição ao que tudo indica voltará na quinta-feira, num dia em que é esperado um decréscimo do swell em relação aos dias anteriores.
Tendência a manter-se até ao final da semana, o que poderá ajudar a explicar a pressa da organização para retomar o campeonato.
Recorde-se que o período de espera da segunda prova olímpica de surf da história prolonga-se até ao dia 5 de agosto. Curiosamente, as previsões indicam a chegada de uma ondulação com potencial no dia imediatamente a seguir. Coisas da natureza...
Yolanda Hopkins é a única surfista portuguesa que permanece no quadro competitivo. A atleta algarvia vai medir forças com a costarriquenha e top mundial Brisa Hennessy no oitavo e último heat da ronda 3.
Esta quarta-feira, caso a competição seja retomada com o evento feminino, Yo entra em cena às 3h12 (hora de Portugal continental), segundo informação disponibilizada no portal de internet dos Jogos Olímpicos de Paris'2024.
Na passada terça-feira, se o campeonato tivesse rolado, Hopkins seria forçada ao abandono na sequência de uma concussão sofrida durante a bateria em que venceu a neozelandesa Saffi Vette
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram