Em Teahupoo, no Taiti, a prova de surf dos Jogos Olímpicos de Paris'2024 viveu na passada terça-feira o seu primeiro lay day após três dias repletos de competição na famosa onda de consequência.
O agravamento das condições do mar, a chuva e o vento forte naquela latitude não possibilitaram a continuidade da segunda prova olímpica de surf da história.
Todo um cenário que chegou em boa-hora para Yolanda Hopkins, a surfista portuguesa ainda em prova.
Através de uma publicação na sua conta oficial na rede social Instagram, Yo revelou que teria desistido do campeonato, caso este tivesse sido retomado.
O abandono iria consumar-se na sequência de uma concussão que Hopkins sofreu durante o heat da ronda repescagem, no qual derrotou a neozelandesa Saffi Vette e assegurou lugar entre as 16 melhores competidoras do evento.
"Se tivessem continuado, teria que me afastar da competição olímpica por motivos médicos, pois sofri uma concussão no heat anterior", explicou a surfista algarvia.
Durante a competição, a campeã nacional Open em 2019 tem sido uma das surfistas que faz uso do capacete em cada bateria surfada.
À semelhança de Teresa Bonvalot, a outra surfista portuguesa presente em Paris'2024, Yolanda segue a recomendação da Associação Internacional de Surf (ISA) face ao perigo inerente na abordagem a Teahupoo devido à implacável bancada de coral.
Apesar da situação, a vice-campeã mundial ISA em 2021 assegura: "Felizmente estou bem, a recuperar bem e poderei assim continuar em competição."
Recorde-se que na ronda 3 da prova feminina, a atual bicampeã europeia da World Surf League (WSL) vai medir forças com a costarriquenha e top mundial Brisa Hennessy, na oitava e última bateria dessa fase.
Em caso de triunfo, Yolanda Hopkins iguala a prestação obtida nas Olimpíadas de Tóquio'2020, onde alcançou o quinto posto e ofereceu ao surf português o primeiro e único diploma olímpico da sua história, até ao momento.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram