O longboard norte-americano teve uma entrada de rompante no circuito mundial de longboard de 2024 ao fazer o pleno no Bells Beach Longboard Classic.
Dois competidores de diferentes gerações, Taylor Jensen e Soleil Errico, levaram a melhor na mítica onda australiana.
Campeã mundial em título, Soleil iniciou da melhor forma a defesa do título conquistado na última campanha, vencendo pela segunda vez consecutiva em Bells Beach.
Já o experiente Taylor Jensen, três vezes campeão mundial de longboard, regressou aos triunfos no circuito, o que não sucedia desde 2022.
Nas águas geladas de Bells, em pleno inverno no hemisfério sul, o dia final foi bastante exigente para Jensen, pois teve de surfar quatro baterias.
Heats esses onde o longboarder norte-americano mostrou toda a sua qualidade em cima do pranchão, uma vez que anotou notas excelentes em todas as baterias e só por uma ocasião não somou mais de 15,00 pts.
A jornada começou com a vitória diante do havaiano Michael Van Hohenstein na ronda 3, seguindo-se o apertado triunfo sobre o compatriota Kevin Skvarna nos quartos-de-final.
Na meia-final, Taylor derrotou o vigente campeão mundial Kai Sallas, marcando encontro na final com o também havaiano John Michael Van Hohenstein, que tinha sido o carrasco do português António Dantas na ronda de repescagem.
Até ao heat decisivo, John Michael teve uma percurso de distinção ao afastar duas incontornáveis figuras do Mundial: o havaiano Kaniela Stewart nos quartos e o veterano Ben Skinner nas meias-finais, ele que estava a ser um dos longboarders do evento.
Numa final bem disputada e emotiva até ao seu término, Taylor Jensen assegurou o triunfo com uma onda surfada a dois minutos do fim, cravando o score combinado de 16,40 pts.
Van Hohenstein (15,96 pts) ainda ripostou, mas não foi o suficiente para vencer pela primeira vez uma etapa do circuito mundial de longboard, igualando o seu melhor desempenho até ao momento.
No campo feminino, Soleil Errico iniciou o dias das finais superiorizando-se à francesa Zoe Grospiron (melhor europeia) nos quartos-de-final.
Depois, num duelo entre duas longboarders que têm monopolizado os títulos mundiais desde 2017, Soleil não deu chances à havaiana Honolua Blomfield.
A longboarder californiana plasmou uma performance arrebatadora, tendo registado 17,40 pts em 20 possíveis. Para tal, contribuiu uma onda de 9,50 pts.
Na final, a três vezes campeã do mundo manteve a bitola, fechando a bateria com a pontuação combinada de 17,23 pts. A nipónica Natsumi Taoka, estreante em finais no Mundial, teve de contentar-se com o segundo posto (12,50 pts).
Repetindo a proeza de John Michael Van Hohenstein, nota para o facto de que na caminhada até à final, Taoka eliminou duas longboarders que fecharam a temporada transata no top 3 mundial: as havaianas Sophia Culhane e Kelis Kaleopaa.
"Vou lembrar-me deste dia para o resto da minha vida. Senti-me muito calma. Estas ondas fizeram-me lembrar muito a minha casa. É assim que Malibu fica quando o vento está calmo e a maré cheia", explicou.
Encerrado o Bells Beach Longboard Classic, o Mundial de Longboard regressa já no inicio de agosto, com um evento a disputar na icónica Huntington Beach, no estado norte-americano da Califórnia.
Resultado final masculina:
1º Taylor Jensen (USA) 16.40
2º John Michael Van Hohenstein (HAW) 15.96
Resultado final feminina:
1ª Soleil Errico (USA) 17.33
2ª Natsumi Taoka (JPN) 12.50
Resultado meias-finais masculinas:
HEAT 1: John Michael Van Hohenstein (HAW) 16.16 DEF. Ben Skinner (GBR) 15.10
HEAT 2: Taylor Jensen (USA) 14.83 DEF. Kai Sallas (HAW) 13.00
Resultado meias-finais femininas:
HEAT 1: Natsumi Taoka (JPN) 16.00 DEF. Kelis Kaleopaa (HAW) 11.16
HEAT 2: Soleil Errico (USA) 17.40 DEF. Honolua Blomfield (HAW) 11.93
Resultados quartos-de-final masculinos:
HEAT 1: John Michael Van Hohenstein (HAW) 16.67 DEF. Kaniela Stewart (HAW) 14.56
HEAT 2: Ben Skinner (GBR) 16.30 DEF. Declan Wyton (AUS) 15.56
HEAT 3: Kai Sallas (HAW) 16.53 DEF. Rogelio Jr Esquievel (PHL) 14.33
HEAT 4: Taylor Jensen (USA) 15.50 DEF. Kevin Skvarna (USA) 15.23
Resultados quartos-de-final femininos:
HEAT 1: Kelis Kaleopaa (HAW) 13.10 DEF. Rachael Tilly (USA) 11.20
HEAT 2: Natsumi Taoka (JPN) 15.17 DEF. Sophia Culhane (HAW) 12.80
HEAT 3: Soleil Errico (USA) 14.23 DEF. Zoe Grospiron (FRA) 11.10
HEAT 4: Honolua Blomfield (HAW) 16.34 DEF. Mason Schremmer (USA) 13.30
Resultados heats restantes ronda 3 masculina:
HEAT 7: Taylor Jensen (USA) 16.16 DEF. Michael Van Hohenstein (HAW) 6.00
HEAT 8: Kevin Skvarna (USA) 11.84 DEF. Tony Silvagni (USA) 8.50
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram