Os melhores surfistas juniores portugueses estão a postos para rumarem às ondas de São Jacinto.
A praia localizada no concelho de Aveiro recebe no próximo fim de semana, 13 e 14 de julho, a terceira e penúltima etapa do Junior Tour 2024, circuito que define os campeões nacionais Sub-20 e que reúne os talentos emergentes do surf nacional.
O quadro de competição do Projunior Aveiro (masculino e feminino) já se encontra disponível, sendo que a chamada para o primeiro dia de prova (sábado) encontra-se marcada para as 7H30 (hora de Portugal continental).
Depois de duas vitórias em outras tantas etapas, Martim Nunes chega a Aveiro na liderança destacada do ranking masculino e com claras possibilidades de carimbar o título de forma antecipada.
Após já o ter feito em 2022 e 2023, Martim poderá alcançar o 'tri' já em São Jacinto. Um triunfo na etapa garante automaticamente a conquista do tricampeonato a Martim Nunes sem depender de terceiros, mas existem outras combinações de resultados que também poderão levar ao fim das contas do título nacional sub-20 masculino em Aveiro.
“Acima de tudo, espero poder voltar a mostrar o meu surf nesta etapa. As minhas expectativas passam por isso, mas também por me divertir ao máximo, mostrando bom surf e fazendo bons heats. Em relação às contas do título, tudo o que vier é por acréscimo. Se conseguir mostrar o meu surf e competir bem, as coisas acabam por acontecer, por isso, esse é o meu foco para esta etapa em Aveiro", afirmou Martim Nunes.
Já no lado feminino, o título não poderá ficar atribuído nesta etapa, uma vez que Maria Salgado e Erica Máximo dividem a liderança do ranking, depois de terem vencido a primeira e segunda etapa, respetivamente. Algo que faz com que as contas sejam apenas decididas na quarta e última etapa, em Santa Cruz, no final do presente mês de julho.
“Após já termos disputado duas etapas, é bastante agradável chegar a esta terceira etapa, em Aveiro, na liderança do ranking. É algo que me deixa numa posição confortável nas contas, mas nada está decidido e, por isso, tenho de ir com tudo para esta etapa. Ganhar a etapa seria muito importante, uma vez que vai ser no local onde me sagrei campeã nacional sub-20 há dois anos. Ficaria muito feliz de poder voltar a vencer uma etapa em Aveiro. Espero que tudo corra bem e que tenhamos ondas de qualidade", referiu Erica Máximo.
Em prova também estarão alguns dos mais talentosos jovens do surf local. Um deles é Duarte Dias, que está no seu ano de estreia no Junior Tour, ocupando o 22.º posto do ranking, após as duas etapas já disputadas.
“Penso que o meu surf encaixa perfeitamente nas ondas de São Jacinto, pois já lá competi inúmeras vezes. Sinto-me bem e confiante para este campeonato. Espero demonstrar o meu surf e chegar o mais longe possível na competição", disse.
Toda a ação do Projunior Aveiro poderá ser acompanhada em direto através de sistema de livescores em ansurfistas.com, assim como nas demais plataformas institucionais da Associação Nacional de Surfistas.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram