No passado domingo, o Projunior Santa Cruz consagrou Maria Salgado como campeã nacional Sub-20 pela primeira vez na carreira.
A jovem surfista arrecadou o título em casa, mais concretamente nas ondas da Praia do Mirante, palco da quarta e última etapa do Junior Tour versão 2024, num evento inserido no programa desportivo do festival Santa Cruz Ocean Spirit.
Tudo ficou decidido nas meias-finais, onde Maria Salgado, que já liderava o ranking, venceu Lua Escudeiro, enquanto a outra candidata ao título, Erica Máximo, foi derrotada por Gabriela Dinis, que era a antiga detentora do título nacional.
Depois de proclamar-se campeã em 2022, Erica foi vice-campeã nacional Sub-20 pelo segundo ano consecutivo.
Na final, que marcou a passagem de testemunho, Maria Salgado, de apenas 17 anos, levou a melhor sobre Gabriela Dinis por apenas 0,60 pts. 13,50 pontos de Salgado contra 12,90 de Dinis.
Este foi o corolário de uma temporada em que a recente medalhada de bronze no Eurosurf Júnior , também disputado em Santa Cruz, levou a melhor em três das quatro etapas disputadas.
"Estou muito feliz por ter vencido em Santa Cruz. Estavam ondas muito boas, que permitiram fazer uma final ultracompetitiva. Isto depois de me ter sagrado campeã nacional após as meias-finais, o que já me tinha deixado muito contente. Vou continuar a trabalhar e a dar tudo para os próximos campeonatos”, disse a nova campeã nacional Sub-20.
No setor masculino, o título já tinha sido atribuído a Martim Nunes de forma antecipada na etapa anterior, realizada em São Jacinto.
Tricampeão nacional Sub-20, Martim não deixou os seus créditos por mãos alheias e fez o pleno de triunfos na presente temporada, somando a quarta vitória do ano.
Vencedores do Projunior Santa Cruz: Martim Nunes e Maria Salgado
Santa Cruz Ocean Spirit
Com 15,10 pts de score combinado, Nunes bateu Francisco Ordonhas na final da Praia do Mirante.
“Estou bastante feliz por ter conseguido vencer a última etapa do circuito. Acima de tudo, fico feliz pelas ondas terem sido de grande qualidade e me ter divertido imenso dentro de água. É um resultado que me dá motivação para os campeonatos que se seguem a nível europeu”, confidenciou.
Para Ordonhas, esta foi a terceira final consecutiva perdida para Martim Nunes no Junior Tour, tendo como prémio de consolação o vice-título nacional.
Nas nove etapas do Junior Tour realizadas entre 2022 e 2024, Martim Nunes saiu vencedor em seis desses campeonatos. Um domínio incontestável por parte do goofy de 20 anos.
Resultados Projunior Santa Cruz:
Final masculina: Martim Nunes 15,10 x Francisco Ordonhas 14,30 pontos Final feminina: Maria Salgado 13,50 x Gabriela Dinis 12,90 pontos Melhor onda masculina: João Roque Pinho, 9,25 pontos Melhor onda feminina: Maria Salgado, 7,25 pontos
Atra vés da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram