A passada sexta-feira marcou o início da 20ª edição da Miss Quebramar Cup, evento especial que pontua para o ranking nacional feminino, sendo realizado à margem da Liga MEO Surf, a competição que define os títulos máximos do surf nacional.
Nas ondas da Praia da Costa Nova, em Ílhavo, as hostilidades abriram como é habitual com a realização da prova de qualificação.
Em jogo, estava o acesso ao quadro principal de competição, que arranca este sábado.
A prova foi conquistada por Madalena Guerreiro, de apenas 13 anos de idade. A jovem surfista de Matosinhos levou a melhor sobre Maria Marques, que ficou muito perto do primeiro posto.
Madalena Camilo ocupou a terceira posição, sendo secundada por Flor Escudeiro e Maria Coelho.
Dadas as condições verificadas na Costa Nova, Madalena teve de acionar o modo Guerreiro para assegurar o triunfo.
“Foi fixe. Estava um mar difícil e, antes de entrar no mar estava cheia de medo, mas depois lá, com as minhas amigas, foi bom. Foi pena não apanhar mais ondas e ainda desperdicei algumas", confidenciou a jovem surfista.
No quadro principal de competição, Madalena vai entrar em cena na quarta e derradeira bateria da ronda inaugural.
Matilde Pinto, Núria Maganinho e Maria Marques são as oponentes. As duas primeiras classificadas de cada heat seguem para a ronda seguinte.
“Estou muito feliz por entrar no quadro principal. É um bom desafio e uma experiência engraçada. Depois, surfar com as melhores é uma boa forma de aprender”, considera.
Com a ausência de Beatriz Carvalho, vencedora da Miss Quebramar Cup em 2023, já é certo que o evento mais feminino do surf português terá uma campeã diferente face ao último ano e inédita no seu historial.
Isto porque entre as surfistas que integram o heat draw nenhuma conheceu até ao momento o sabor da vitória na prova organizada pela Associação de Surf de Aveiro, com o apoio técnico da Associação Nacional de Surfistas e a Federação Portuguesa de Surf.
Heats ronda 1:
Heat 1 – Camila Cardoso, Miriam Julião, Mafalda Pinto e Madalena Camilo;
Heat 2 – Lua Escudeiro, Eva Jorge e Carolina Sousa Leal;
Heat 3 – Teresa Pereira, Teresa Quina e Mariana Pereira;
Heat 4 – Matilde Pinto, Núria Maganinho, Maria Marques e Madalena Guerreiro.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram