Neste momento, está cingida somente a uma surfista a participação portuguesa no Ballito Pro, terceira etapa do circuito Challenger Series versão 2024.
Esta sexta-feira, quarto dia de competição, Francisca Veselko conseguiu apurar-se para os oitavos-de-final, já a disputar em formato 'woman-on-woman', enquanto Teresa Bonvalot e Mafalda Lopes ficaram pelo caminho no evento sul-africano, despedindo-se na ronda 2.
Nas ondas de Willard Beach, Kika Veselko entrou a ganhar, conquistando a oitava e última bateria da ronda 2, com uma das melhores pontuações combinadas. Só as também europeias Nadia Erostarbe (14,00 pts) e Vahine Fierro (15,00 pts), na véspera , anotaram mais pontos.
Disposta a fazer esquecer a frustrante perna australiana, onde perdeu sempre de primeira, a antiga campeã nacional somou 13,23 pts, o que permitiu derrotar a antiga top mundial Luana Silva (11,77 pts).
A costarriquenha Leilani McGonagle (10,00 pts) e a nipónica Anon Matsuoka (9,84 pts) foram eliminadas.
"Estão condições difíceis, apesar de chegarem boas ondas de vez em quando. O que interessa é passar. Estou muito contente com as minhas pontuações e por ter passado esta ronda. Foi um começo difícil na Austrália, mas o foco está no presente. Vamos com tudo para os próximos", disse a surfista de 21 anos em português na curta entrevista pós-heat concedida à World Surf League (WSL).
Kika Veselko
WSL/Kody McGregor
Nos oitavos-de-final, a antiga campeã mundial Júnior da WSL irá medir forças com a californiana Bella Kenworthy, de apenas 17 anos de idade, na oitava e última bateria.
Caso saia vitoriosa, Kika já sabe que irá encontrar novamente a brasileira Luana Silva ou a basca Nadia Erostarbe, precisamente duas surfistas que chegaram a Ballito dentro do top 5 do ranking, isto é, na zona de qualificação para o circuito mundial de surf do próximo ano.
Em sentido inverso, a recém-coroada campeã nacional Teresa Bonvalot e Mafalda Lopes não conseguiram superar a sexta bateria, despedindo-se da África do Sul na 17ª e 25ª posições.
Com os scores combinados de 9,54 pts e 7,07 pts, Teresa e Mafalda ficaram no terceiro e quarto lugares do heat, respetivamente.
A campeã em título do Ballito Pro, Bronte Macaulay (12,00 pts) e a francesa Tessa Thyssen (11,77 pts) avançaram para os oitavos.
Para sábado, a chamada está marcada para as 6h00 (hora de Portugal continental). Face às previsões, o mar vai subir para aquele que deverá ser o dia com melhores ondas da prova africana.
A janela de espera do Ballito Pro encerra na segunda-feira, dia 8 de julho.
Através da rede de livecams , podes visua li zar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram