Tal como o surf, o skate também está a fazer em Paris'2024 a sua segunda aparição nos Jogos Olímpicos, o maior evento desportivo do planeta.
Na capital francesa, as hostilidades abriram com as provas masculina e feminina na variante de street, num skate parque montado em plena Praça da Concórdia.
As duas provas terminaram com vitórias de skaters oriundos da mesma nação: o Japão. Uma limpeza que fica para a história.
Primeiro, no passado domingo, o país do sol nascente fez a dobradinha ao arrecadar as medalhas de ouro e prata da competição feminina. O triunfo coube a Coco Yoshizawa, de apenas 14 anos de idade, que já tinha sido a mais forte na ronda de qualificação.
A jovem skater, que sucede à compatriota Momiji Nishiya como campeã olímpica, agarrou o metal mais precioso com o score total de 272,75 pts.
No segundo posto ficou Liz Akama, com 265,95 pts. No pódio, a intrusa foi a brasileira Rayssa Leal.
Depois da medalha de prata conquistada em Tóquio'2020, 'Fadinha' foi agora a terceira classificada, tornando-se na primeira skater da história a obter medalhas em duas Olimpíadas consecutivas e a atleta mais nova da história dos Jogos Olímpicos a arrecadar duas medalhas.
Rayssa, de 16 anos, não teve um concurso fácil, tendo apenas garantido a medalha ao completar a última trick, que valeu 88,93 pts, ajudando a perfazer o score total de 253,37 pts.
Entre os homens, onde Gustavo Ribeiro falhou o acesso à final, Yuto Horigome alcançou na passada segunda-feira uma vitória bastante emotiva, revalidando o título olímpico conquistado há três anos em casa.
O skater de 25 anos apenas selou o triunfo na última 'trick', que roçou a perfeição (97,08 pts). Com o seu 'Yutornado’, o competidor asiático bateu o seu próprio recorde pessoal para conseguir a maior nota atribuída a uma manobra de skate nos Jogos Olímpicos, até ao momento.
Foi assim em grande estilo que Yuto entrou para a história do skate olímpico como o primeiro atleta a conquistar duas medalhas de ouro e ainda por cima de forma consecutiva. Tudo isto quando nem sequer estava em zona de medalhas antes de executar a decisiva manobra.
Fazendo o score total de 281,14 pts, Horigome bateu o pé ao contingente norte-americano que monopolizou os dois primeiros postos durante grande parte da competição.
Jagger Eaton (281,04 pts), o mais forte na ronda de qualificação, e Nyjah Houston (279,38 pts), líder desde a segunda run, tiveram de contentar-se com as medalhas de prata e bronze, respetivamente.
Entregues as medalhas na variante de street, o skate em Paris'2024 está de volta nos dias 6 e 7 de agosto com as provas masculina e feminina de park.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram