Esta segunda-feira, dia de abertura do período de espera do Ballito Pro, foi de lay day, mas os últimos dias têm sido recheados de competição nas águas de Willard Beach.
Entre quinta e sexta-feira da semana passada, disputou-se o Ballito Pro Júnior, etapa pertencente ao Pro Júnior africano e que contou com a presença de vários surfistas de outros continentes, alguns deles em preparação da etapa da Challenger Series, o Ballito Pro.
Neste evento destinado aos jovens surfistas, Jaime Veselko de apenas 15 anos esteve em destaque ao alcançar o terceiro posto, não se acanhando com o facto de ter fraturado um dedo do pé logo na ronda inaugural e de medir forças com surfistas bem mais velhos e experientes.
Esta é a melhor classificação até ao momento de Jaiminho num Pro Júnior da World Surf League (WSL).
O irmão de Francisca Veselko, que vai competir no Ballito Pro, iniciou a participação na ronda 1 e foi avançado ronda após ronda, com destaque para a vitória sobre o espanhol Kai Odriozola, atual campeão europeu Sub-18, nos quartos-de-final.
A caminhada de Veselko apenas foi travada na segunda bateria das meias-finais, onde saiu derrotado do duelo com o havaiano Kai Martin, na última onda. Apenas 0,37 pts separaram os dois jovens surfistas.
Kai Martin que depois saiu derrotado da final diante do australiano Jarvis Earle, antigo campeão mundial Júnior da WSL. Já a prova feminina foi conquistada pela brasileira Laura Raupp.
Por sua vez, no passado fim de semana, teve lugar em Willard Beach uma etapa do QS regional africano, o Ballito Open. O evento sul-africano, com estatuto QS1000, contou com a presença de quatro surfistas portugueses.
No setor feminino, Francisca Veselko foi eliminada na ronda inaugural, enquanto a recém-coroada campeã nacional Teresa Bonvalot e Mafalda Lopes alcançaram o 17º posto após derrotas na ronda 2.
Entre os homens, Guilherme Ribeiro superou duas rondas, ficando pelo caminho na ronda 3. O Ballito Open teve o sul-africano Luke Thompson e a australiana e antiga top mundial Sally Fitzgibbons como campeões.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram