Esta segunda-feira, derradeiro dia do período de espera, foram coroados os campeões do Ballito Pro, terceira etapa do circuito Challenger Series versão 2024. Um campeonato que marcou o fim da primeira metade da temporada.
Disputado nas pequenas ondas de Willard Beach, o surf aéreo acabou por determinante no evento sul-africano, nomeadamente na prova masculina.
O brasileiro Ian Gouveia e a norte-americana Bella Kenworthy proclamaram-se vencedores neste dia final, que já não teve surfistas portugueses em ação.
Em Ballito, tanto Ian como Bella estrearam-se a vencer etapas da Challenger Series, circuito no qual estão em jogo vagas de acesso à divisão máxima do surf mundial.
Willard Beach consagrou dois surfistas de diferentes gerações. Ian com 31 primaveras e Bella que ainda só tem 17 aninhos, sendo uma das jovens promessas do surf feminino norte-americano.
Antigo top mundial, Ian Gouveia começou a jornada decisiva a derrotar o compatriota Edgard Groggia na primeira meia-final.
Por sua vez, na outra bateria, o norte-americano Nolan Rapoza levou a melhor sobre o surpreendente australiano Winter Vincent, que nunca tinha chegado tão longe numa competição da Challenger Series.
A final foi equilibrada, com a balança a pender para o lado de Ian Gouveia. Com o score combinado de 12,77 pts, o goofy sul-americano bateu Nolan Rapoza, que somou 11,83 pts.
Ian Gouveia
WSL/Pierre Tostee
"De longe, a maior vitória da minha carreira. Estou muito feliz por ter acontecido agora. É mais para a minha família e equipa do que para mim. É uma sensação louca", não escondeu.
Ao sair vencedor de Ballito, Gouveia desalojou o compatriota Samuel Pupo (nono classificado do Ballito Pro) do comando do ranking.
Ian é agora o novo líder, numa tabela que no topo é monopolizada pelos surfistas brasileiros. Samuel Pupo e o experiente Alejo Muniz ocupam a segunda e terceira posições, respetivamente. Curiosamente, um trio de surfistas que sabe o que é pontificar no CT.
Já Nolan Rapoza teve como consolação a subida de 56 lugares (!) no ranking, estando em posição de qualificação para o CT. É o oitavo da hierarquia.
Na prova feminina, a jovem Bella Kenworthy assegurou um saboroso triunfo, também o maior da sua ainda curta carreira até ao momento.
A surfista, que eliminou a portuguesa Francisca Veselko nos oitavos-de-final , iniciou o dia das finais a bater a francesa Tessa Thyssen. Um desfecho que impediu uma final 100% gaulesa. Isto porque na meia-final anterior, Vahine Fierro venceu a brasileira Sophia Medina. A irmã de Gabriel Medina anotou o seu melhor desempenho num evento da Challenger Series.
Embalada pelo histórico triunfo no Tahiti Pro como wildcard, Vahine exibiu em Ballito os seus dotes em mar bem mais pequeno.
Porém, tal não foi suficiente para impedir a consagração de Bella Kenworthy. Esta foi a terceira final cedida por Fierro na Challenger Series, a segunda consecutiva em Ballito.
Bella selou o triunfo com o score combinado de 12,50 pts face aos 9,03 pts da rival europeia.
Bella Kenworthy
WSL
Ambas, saltaram para dentro da zona de qualificação para o CT, estando Bella Kenworthy e Vahine Fierro na quarta e quinta posições, respetivamente, de um ranking que é agora liderado pela australiana e antiga top mundial Isabella Nichols.
"Não vim para este evento à espera disto. Sabe tão bem. Agora, estou entusiasmada para o US Open. É perto de casa, pelo que espero prolongar o bom momento", confidenciou a surfista norte-americana.
Precisamente, o histórico US Open of Surfing é a etapa que se segue na Challenger Series de 2024.
Quarta de seis etapas em agenda, o evento de Huntington Beach marca o início da segunda metade do ano. O período de espera é de 6 a 11 de agosto, desenrolando-se imediatamente à seguir à prova olímpica de surf em Teahupoo, no Taiti.
Resultado final feminina:
1ª Bella Kenworthy (USA) 12.50 2ª Vahine Fierro (FRA) 9.03
Resultado final masculina:
1º Ian Gouveia (BRA) 12.77 2º Nolan Rapoza (USA) 11.83
Resultados meias-finais femininas:
HEAT 1: Vahine Fierro (FRA) 13.40 DEF. Sophia Medina (BRA) 11.07 HEAT 2: Bella Kenworthy (USA) 12.16 DEF. Tessa Thyssen (FRA) 11.47Resultado meias-finais masculinas:
HEAT 1: Ian Gouveia (BRA) 15.34 DEF. Edgard Groggia (BRA) 10.76 HEAT 2: Nolan Rapoza (USA) 13.23 DEF. Winter Vincent (AUS) 11.60
Através da rede de livecams , podes visua li zar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram