Esta segunda-feira, Gustavo Ribeiro falhou a passagem à final da variante de street dos Jogos Olímpicos de Paris'2024.
Após a ronda de qualificação, o skater de 23 anos quedou-se pela 17ª posição, entre os 22 competidores presentes.
Apenas o top 8 acedeu à final que foi conquistada de forma emotiva pelo nipónico Yuto Horigome, que repetiu o título olímpico caseiro arrecadado em Tóquio'2020, tornando-se no primeiro skater da história com duas medalhas de ouro.
Não obstante a desilusão com o resultado alcançado no skate parque montado na Praça da Concórdia, em Paris, Gustavo assegura que "nada acaba aqui", pois é "bastante novo" e tem pela frente uma "longa caminhada", com "muitas oportunidades".
"O skate, às vezes, é um pouco injusto, podes trabalhar durante anos, mas acordas num dia um pouco mais errado e, às vezes, as coisas não funcionam. Senti que hoje era o meu dia, estava bastante preparado, mas infelizmente não consegui andar de skate da maneira que queria. Apesar de tudo, tentei lutar até ao fim, mas, às vezes, como disse, as coisas não funcionam", disse o oitavo classificado em Tóquio'2020 à agência noticiosa Lusa.
O primeiro diplomado olímpico da história do skate português considera que o facto da sua prova ter sido adiada no último sábado, devido à chuva, não o afetou em demasia, nem a pressão de ser considerado um dos possíveis medalhados da comitiva portuguesa, objetivo assumido pelo próprio.
"Acho que, às vezes, acabo por meter um bocadinho de pressão em cima de mim mesmo. Sempre disse e sei que funciono bastante bem com a pressão. Às vezes, a coisa não funciona. Hoje, infelizmente não funcionou, queria bastante, mas agora é levantar a cabeça e continuar no nosso caminho", referiu.
Depois de ter caído na primeira 'run' de duas, Gustavo Ribeiro viu a sua segunda ser afetada por um operador de câmara, que levou à repetição da mesma, na qual teve nova queda, que praticamente o afastou da final, mas o português não gosta "de ter desculpas em nada".
"Até pensei que eles não me iam dar uma oportunidade para repetir a 'run'. Felizmente deram-me, mas não consegui completá-la. Acho que não me afetou bastante. Estava talvez um bocadinho pressionado a mais, talvez a minha cabeça não estivesse no sítio hoje", reconheceu.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram