O Ballito Pro, terceira etapa do circuito Challenger Series de 2024, prosseguiu esta quarta-feira com o segundo dia de competição nas ondas de Willard Beach.
A jornada foi dedicada em exclusivo ao setor masculino, com a realização da ronda 2, não tendo corrido de feição às cores nacionais.
Tudo porque Frederico Morais e Guilherme Ribeiro foram afastados do evento sul-africano, o que deixou o surf luso sem representantes na competição masculina. O atual campeão nacional Joaquim Chaves também já tinha sido eliminado na véspera.
O primeiro surfista luso a entrar em ação foi Kikas na quinta bateria. Num heat em que não se encontrou com o mar, Frederico não foi além do quarto posto, com o magro score combinado de 5,03 pts.
Um resultado bem diferente daquele que foi verificado há um ano, onde Morais foi finalista vencido do Ballito Pro e lançou a sua requalificação para o circuito mundial de surf.
Esta quarta-feira, Morais ficou atrás do também eliminado Kai Odriozola (7,00 pts), bem como do brasileiro Lucas Silveira (12,17 pts) e do antigo top mundial Nat Young (15,50 pts), que seguem para a fase seguinte.
A eliminação precoce de Frederico Morais dá continuidade à modesta primeira metade de Challenger Series versão 2024. Em três etapas disputadas, Kikas soma outras tantas eliminações de primeira, pelo que tem agora mais três eventos para tentar a requalificação para o CT.
Quanto a Guilherme Ribeiro, saiu eliminado da oitava bateria da ronda 2. Depois de na véspera ter conseguido superar pela primeira vez uma ronda numa etapa da Challenger Series, Gui fechou o heat na quarta posição, com apenas 6,70 pts de pontuação combinada.
Guilherme Ribeiro
WSL/Pierre Tostee
O campeão nacional Open de 2022 foi superado pelo australiano Dakoda Walters (10,60 pts), o francês Kauli Vaast (11,90 pts) e o brasileiro Samuel Pupo (11,63 pts), que é o vigente líder do ranking masculino.
Desta forma, a participação lusa nas águas de Willard Beach fica restrita ao setor feminino, que também já perdeu o contributo de Yolanda Hopkins.
Na ronda 2, as portuguesas Teresa Bonvalot e Mafalda Lopes encontram-se na sexta bateria, com a companhia da australiana Bronte Macaulay (atual campeã em título do Ballito Pro) e da gaulesa Tessa Thyssen.
Mafalda que esteve em destaque na ronda inaugural ao estrear-se com uma vitória e um dos melhores scores combinados dessa fase.
Por sua vez, Francisca Veselko vai surfar na oitava e última bateria, enfrentando a antiga top mundial Luana Silva, a costarriquenha Leilani McGonagle e a nipónica Anon Matsuoka. Heats que deverão ser colocadas na água esta quinta-feira.
Através da rede de livecams , podes visua li zar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram