Antes da partida para os Jogos Olímpicos de Paris'2024, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu no Palácio de Belém a Missão Olímpica portuguesa.
Durante a recepção aos atletas qualificados para as Olímpiadas nos jardins do Palácio de Belém, Marcelo Rebelo de Sousa usou três palavras para lançar o seu discurso, "gratidão, Portugal e paz".
"Gratidão a todas e a todos que nos últimos três anos tudo fizeram para estarmos como estaremos em França para defender Portugal e para promover a paz", disse o chefe de Estado, garantindo que os atletas que "lutaram, lutaram, lutaram", mas não conseguiram o apuramento estão no seu pensamento.
"E, depois, gratidão aos que vão representar Portugal em França, representam Portugal, representam cada um de nós, cada um dos portugueses e cada uma das portuguesas. E essa gratidão é total. E olhando para os atletas e as atletas, as atletas e os atletas que temos aqui, que honra e que orgulho ter-vos como portadores da mensagem da nossa pátria", afirmou.
A segunda palavra usada por Marcelo Rebelo de Sousa foi Portugal, lembrando que os atletas vão representar "a bandeira, a pátria, o passado, o presente, o futuro".
Como os Jogos Olímpicos são globais, o Presidente da República considera que "todo o mundo estará presente em Portugal", "com uma mensagem de paz", acreditando que cada um dos atletas "é mais do que uma embaixadora ou um embaixador de Portugal, é uma embaixadora e um embaixador de um Portugal construtor da paz".
Na cerimónia, a Federação Portuguesa de Surf esteve representada pelo presidente João Aranha, o selecionador nacional David Raimundo e Yolanda Hopkins, uma das duas surfistas portuguesas qualificadas para o maior evento desportivo do planeta.
A outra surfista que almejou o apuramento, Teresa Bonvalot, esteve ausente, pois ainda se encontrava na África do Sul, onde recentemente disputou o Ballito Pro, etapa pertencente ao circuito Challenger Series.
Os Jogos Olímpicos de Paris'2024 celebram-se de 26 de julho a 11 de agosto, com Portugal a estar representado por 73 atletas em 15 modalidades.
A prova de surf, a realizar nos tubos de Teahupoo, no Taiti, tem o período de espera de 27 de julho a 5 de agosto, sendo necessários quatro dias para fazer na totalidade a aguardada competição.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram