Terminou no passado domingo a 20ª edição da Miss Quebramar Cup, evento especial que pontua para o ranking nacional feminino, sendo realizado à margem da Liga MEO Surf, a competição que define os títulos máximos do surf nacional.
As ondas da Praia da Costa Nova, em Ílhavo, consagraram Camila Cardoso, que sucedeu a Beatriz Carvalho como vencedora do evento organizado pela Associação de Surf de Aveiro, com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf e da Associação Nacional de Surfistas.
Aos 22 anos, a surfista lisboeta foi mais forte do que a juventude que marcou presença em força nesta Miss Quebramar Cup.
Na final, Camila Cardoso venceu a amiga Matilde Pinto para carimbar aquela que foi a primeira vitória da carreira numa etapa pontuável para o circuito nacional de surf. Depois da competição do quadro principal ter arrancado no sábado, para o dia final ficaram guardadas as baterias de todas as decisões.
Camila Cardoso, Matilde Pinto, Teresa Pereira e Lua Escudeiro foram as surfistas que conseguiram uma vaga nas meias-finais.
Pódio completo da 20ª edição da Miss Quebramar Cup
Nuno Freire/Miss Quebramar Cup
Foi nesta fase da prova que Camila começou a impor-se à concorrência, fazendo a melhor onda (8,00 pts) e o melhor score combinado (14,00 pts) para vencer Teresa Pereira na primeira meia-final, enquanto na outra bateria Matilde Pinto derrotou Lua Escudeiro. Na grande final, Camila Cardoso destacou-se desde cedo e somou um total de 12,00 pts, enquanto Matilde Pinto ficou-se pelos 5,00 pts.
"Foi incrível. Gosto muito deste campeonato, que acho muito importante para o surf feminino. Estou super contente. É engraçado porque viajei para aqui com a minha amiga Matilde Pinto e falámos na viagem que era engraçado chegarmos as duas à final… E aconteceu! O mar estava um bocadinho difícil, mas o dia final compensou. Houve boas ondas, em especial nas meias-finais, mas aqui também há sempre boas ondas", afirmou Camila Cardoso.
Por sua vez, Matilde Pinto disse: "Na final consegui uma onda boa e, depois, andei a levar com o set todo na cabeça. Foi bom, as condições estavam um pouco difíceis, mas sinto-me mais preparada. Tenho treinado todos os dias e o resultado vê-se. Estou satisfeita e espero voltar."
Depois da passagem pela Costa Nova, as melhores surfistas nacionais voltam à ação apenas no fim de outubro.
O Bom Petisco Peniche Pro, quinta e última etapa da Liga MEO Surf 2024, disputa-se entre os dias 25 e 27 de outubro.
Recorde-se que no setor feminino, o título nacional já foi arrecadado antecipadamente por Teresa Bonvalot.
Através da rede de livecams , podes visua li zar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram