Uma das baleias mais raras do mundo, a baleia-bicuda-de-bahamonde, terá dado à costa este mês numa praia da Ilha Sul da Nova Zelândia, de acordo com informação da agência de conservação do país.
Não existem registos de avistamentos ao vivo daquela baleia (Mesoplodon traversii) e ninguém sabe quantos animais existem, nem onde vivem na vasta extensão do sul do Oceano Pacífico.
A criatura de cinco metros de comprimento foi identificada após chegar à Praia de Otago, pelos seus padrões de cores e pelo formato do crânio, bico e dentes.
"Sabemos muito pouco, praticamente nada" sobre estas baleias, disse Hannah Hendriks, consultora técnica marinha do Departamento de Conservação neozelandês, citada pela agência noticiosa norte-americana Associated Press (AP), que assinalou ser "incrível" em termos científicos a possibilidade de se obter "informação em primeira mão".
Se se confirmar que o cetáceo é a esquiva baleia-bicuda-de-bahamonde, este será o primeiro espécime encontrado num estado que permite aos cientistas dissecá-lo e relacioná-lo com os poucos outros encontrados.
Apenas seis outras baleias deste tipo foram identificadas e as encontradas intactas em praias da Ilha Norte da Nova Zelândia foram enterradas antes que testes de ADN pudessem confirmar que se tratava da Mesoplodon traversii, impedindo que fossem estudadas.
Desta vez, a baleia encalhada foi rapidamente transportada para um armazém refrigerado e os investigadores irão planear como será examinada em conjunto com as tribos locais iwi, do povo maori, nativo da Nova Zelândia, que considera as baleias um tesouro sagrado.
A agência de conservação adiantou que os testes genéticos para confirmar a identificação da baleia podem durar meses.
Até ao momento, nada se sabe sobre o 'habitat' destas baleias, que mergulham profundamente em busca de alimento.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram