A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Administração do Porto de Lisboa (APL) assinaram um protocolo na passada segunda-feira que dá continuidade ao programa de recarga de areia nas praias urbanas da Caparica.
O protocolo celebrado prevê a deposição de 1 milhão de metros cúbicos de areia, que representa um aumento de largura das praias em cerca de 50 metros.
A operação de alimentação artificial anunciada decorrerá em 2025. A última recarga ocorreu no ano de 2019.
Em nota informativa publicada no seu sítio oficial de internet, a Câmara Municipal de Almada explica que o programa, que teve início em 2007, tem como objetivo "mitigar a erosão costeira e o risco para pessoas e bens, melhorando as condições de estabilidade da linha de costa, reduzindo a vulnerabilidade ao galgamento e inundação costeira e protegendo obras de engenharia costeira existentes, como os esporões".
Presente na cerimónia de assinatura do protocolo, que teve lugar no posto de turismo da Costa de Caparica, esteve Maria da Graça Carvalho.
A ministra do Ambiente admitiu que as recargas de areia das praias da Caparica são fundamentais para preservar aquele património natural e reconheceu que trata-se de um processo longo e contínuo, que é preciso manter.
"Claro que sabemos que é uma intervenção que, daqui a uns anos, voltaremos a fazer, mas é assim [que tem de se fazer] para proteger o nosso litoral", disse Maria da Graça Carvalho durante a assinatura de um protocolo no valor de nove milhões de euros,
Por sua vez, a presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, saudou a assinatura do protocolo e a continuidade do programa de recarga de areia, mas deixou mais alguns pedidos à titular da pasta do Ambiente.
"É muito importante que, tal como estava previsto em 2019, que agora em 2025 possamos voltar a fazer esta recarga. Isso é fundamental, porque ao contrário da ideia de algumas pessoas, isto não é areia que volta para o mar e não é dinheiro deitado à rua. Esta areia vai consolidando justamente o que se chama a praia subterrânea, e, de facto, nós sentimos que a praia se torna mais resiliente", disse.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram