Diz a tradição que os milhares de atletas de diferentes modalidades que habitualmente competem nos Jogos Olímpicos ficam alojados na Aldeia Olímpica.
Em Paris'2024, tal não será exceção, com as delegações dos Comités Nacionais presentes a pernoitarem nos edifícios que possuem quartos equipados com as já muito badaladas 'camas anti-sexo de papel'.
Isso é para quem vai representar o seu país na cidade capital de França ou arredores.
Já parte dos 48 surfistas qualificados para as Olimpíadas estão instalados numa outra estrutura, por força de competirem no longínquo Taiti, a mais de 15 mil quilómetros de Paris. Nunca na história uma prova olímpica teve lugar numa latitude tão distante da cidade-sede.
Assim, as seleções presentes no evento de surf estão acomodadas numa Aldeia Olímpica flutuante. Sim, leste bem. Quem tem o seu ofício no mar, neste caso nas águas do Oceano Pacífico, também dorme sobre este líquido tão especial e que diariamente faz parte da vida destas figuras.
A cortesia é do imponente navio cruzeiro Aranui 5, que serve de dormitório a grande parte dos atletas que vão marcar presença na segunda prova olímpica de surf da história, dos quais constam as portuguesas Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins.
Existem exceções, como por exemplo os equipas do Brasil, Austrália e Estados Unidos da América, que optaram por assentar arraiais em terra.
Substituto do Aranui 3, o Aranui 5 é um navio que opera desde dezembro de 2015, navega nas águas da Polinésia Francesa, habitualmente entre os arquipélagos do Taiti e das Marquesas.
Por estes dias, o navio com bandeira gaulesa está atracado nas imediações da tubular onda de Teahupoo. O Aranui 5 tem 126 metros de comprimento e 24 metros de largura.
Com capacidade para transportar aproximadamente 230 pessoas em 103 cabines. Dentro da embarcação, os surfistas podem encontrar ginásio, lounge, piscina exterior, entre outras comodidades.
Nos últimos dias, têm proliferado nas redes sociais vários vídeos curtos publicados pelos surfistas, onde mostram as instalações do Aranui 5, que ficará para sempre ligado à prova de surf de Paris'2024.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram