Os melhores surfistas nacionais encontram-se no arquipélago dos Açores para disputar o Allianz Ribeira Grande Pro, quarta e penúltima etapa da Liga MEO Surf versão 2024.
Entre sexta-feira e domingo, o evento insular desenrola-se nas ondas da Praia do Areal de Santa Bárbara (lado poente), desta feita junto ao Santa Bárbara Eco Beach Resort.
Para amanhã, a primeira chamada está marcada para as 7h00 (8h00 em Portugal continental).
No programa do dia inaugural, consta a realização da ronda 1 correspondente ao setor masculino. O quadro de competição (masculino e feminino) já foi divulgado.
Nos próximos dias, muito vai estar em jogo na etapa açoriana.
Desde logo, Tomás Fernandes e Teresa Bonvalot, atuais líderes dos rankings, podem sagrar-se campeões nacionais de forma antecipada.
Com Francisca Veselko ausente, vigente campeã nacional e número 2 do ranking, Teresa faz a festa do título caso consiga alcançar as meias-finais, isto é, assegurar o terceiro posto.
Em caso de conquista, este será o quinto ceptro nacional Open da carreira de Bonvalot, depois dos sucessos registados em 2014, 2015, 2020 e 2022.
“Qualquer prova que faça entro sempre com tudo, para dar o meu melhor e o máximo. Não gosto de perder nem a feijões, por isso o objetivo é sempre vencer. Vou aproveitar esta etapa também para ir a um local que gosto muito e onde tenho ótimas memórias. A última vez que fui campeã nacional, em 2022, foi, precisamente, nos Açores. Vou tentar aproveitar ao máximo estes três dias de competição, tentando colocar em prática tudo o que tenho feito até aqui. Vou colocar todo o meu surf e garra dentro de água, para elevar ao máximo o nível", assegura Teresa Bonvalot.
Por sua vez, no setor masculino, Tomás Fernandes sagra-se campeão nacional Open pela primeira vez caso vença a etapa e Guilherme Ribeiro, atual número 2 do ranking, não chegue à final.
Porém, há mais possibilidades que são fatores de interesse adicional e que irão definir as contas finais.
Para além dos títulos nacionais, o Allianz Ribeira Grande Pro é igualmente a derradeira etapa do sub-troféu Allianz Triple Crown, que celebra o 10º aniversário em 2024.
Se as decisões dos títulos nacionais ainda são uma incógnita, a verdade é que a competição de Ribeira Grande irá definir com toda a certeza os novo campeões da Allianz Triple Crown, uma vez que é a última das três paragens deste já histórico sub-troféu.
O ranking feminino também é liderado por Teresa Bonvalot, enquanto no campo masculino há empate entre Tomás Fernandes e Guilherme Fonseca. Todo um cenário que adiciona ainda mais expectativas à prova.
“A etapa dos Açores marca a entrada na reta final do ano na Liga MEO Surf e também é a última etapa da Allianz Triple Crown, ou seja, é uma etapa que define muita coisa no que toca ao título nacional, mas também no que diz respeito aos vencedores deste sub-troféu que a Allianz nos dá a oportunidade de disputar. Por isso, estas disputas dão uma emoção extra à etapa. Nesta prova, tal como nas outras, vou continuar a focar-me no meu surf e em tudo o que consigo controlar. O cenário perfeito seria sair vencedor da etapa e também da Allianz Triple Crown", confidenciou Guilherme Ribeiro.
Curiosidades sobre o Allianz Ribeira Grande Pro:
7 surfistas diferentes venceram a etapa;
- Frederico Morais é o único surfista repetente com 2 vitórias (2009 e 2022);
- Os restante campeões masculinos na Ribeira Grande são Eduardo Fernandes (2008) e Joaquim Chaves (2023);
- No caso das senhoras, não existem repetições de vitórias, com a lista de vencedoras a ser composta por Carina Duarte (2008), Maria Abecasis (2009), Teresa Bonvalot (2022) e Francisca Veselko (2023).
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram