O rumor já circulava nos mentideros da World Surf League (WSL) e esta segunda-feira chegou a confirmação via comunicado oficial.
Em 2025, a finalíssima onde estarão em jogo os títulos mundiais de surf terá lugar nos tubos de Cloudbreak, em Tavarua, no arquipélago das Fiji.
Pela primeira vez desde 2021, ano em que este modelo foi implementado no CT, que os novos campeões mundiais não serão coroados na onda de performance de Tresltes, no estado norte-americano da Califórnia.
A WSL enceta assim uma importante mudança no tipo de onda que servirá de palco a um campeonato que é disputado num único dia.
"Cloudbreak é verdadeiramente uma das melhores ondas do mundo, pelo que será incrível receber a finalíssima neste icónico surf break. Os nossos surfistas vão continuar a puxar os limites em cada evento. Cloudbreak será o local perfeito para mostrar a progressão e coroar os nossos campeões do mundo no próximo ano", afirmou Ryan Crosby, o novo CEO da WSL.
Quanto ao período de espera do evento, que somente será disputado pelos tops 5 mundiais no final da temporada regular, este apenas será conhecido quando for anunciado o calendário completo para 2025.
Recorde-se que este ano, Cloudbreak está de regresso calendário do CT após ausência de sete anos, sendo a nona e última etapa da regular, a disputar entre os dias 20 e 29 de agosto.
Graças ao acordo estabelecido entre a WSL e o governo local, as esquerdas de Cloudbreak têm lugar garantido na elite mundial do surf pelo menos até 2026.
No texto publicado, a entidade liderada por Ryan Crosby sublinha que em cada época será determinado o posicionamento de Cloudbreak no calendário da divisão máxima do surf mundial.
O local da finalíssima de 2026 apenas será divulgado no próximo ano. Significa isto que o atual modelo competitivo do CT, que engloba o polémico cut de meio da temporada, está para continuar.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram