É verão, mas nem parece devido à instabilidade meteorológica que tem vindo a estar no território continental português. Uma situação que irá permanecer, pelo menos até sábado.
Em nota informativa divulgada no seu seu sítio oficial de internet, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) refere que a partir da tarde desta quarta-feira, dia 26 de junho, é esperado um "agravamento do estado do tempo em Portugal continental, com ocorrência de precipitação por vezes forte, de granizo e acompanhada de trovoada".
Explica o IPMA que o mau tempo "deve-se à ação de uma depressão, com expressão em altitude, centrada a oeste da Península Ibérica, deslocando-se para nordeste a partir do dia 29, originando assim uma progressiva melhoria do estado do tempo".
Como tal, já foram emitidos diversos avisos meteorológicos. Os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Bragança, Vila Real, Aveiro, Viseu e Guarda, Coimbra, Castelo Branco e Leiria vão estar sob aviso amarelo na quinta-feira devido à previsão de chuva forte, trovoada, por vezes com granizo, e vento forte.
"No dia 27, a instabilidade será mais generalizada a partir da tarde no interior das regiões Norte e Centro, podendo a precipitação ser por vezes forte, acompanhada de trovoada, ocasionalmente sob a forma de granizo, e com a possibilidade de localmente ocorrerem rajadas fortes", pode ler-se no texto divulgado pelo IPMA.
Para sexta-feira, que deverá ser o dia mais afetado pelo mau tempo, o aviso estende-se aos restantes distritos de Portugal continental, à exceção de Faro.
A "situação irá prolongar-se ao longo de todo o dia de sexta-feira, 28 de junho, estendendo-se a todo o território, sendo este o dia em que se espera maior severidade".
"No dia 29, espera-se um desagravamento significativo do estado do tempo, ainda com ocorrência de precipitação, em especial nas regiões Norte e Centro, mas com menor intensidade que nos dias anteriores." A partir de domingo, não é esperada chuva.
Quanto à temperatura, esta irá descer até sábado, apresentando depois uma "gradual recuperação a partir do dia 30, acompanhando a melhoria do estado do tempo".
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram