Foi na passada terça-feira, dia 25 de junho, que decorreu a operação de abertura ao mar da Lagoa de Albufeira, no concelho de Sesimbra.
A operação teve a responsabilidade da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que este "ano assumiu por completo uma competência que é sua", explicou a Câmara Municipal de Sesimbra em nota informativa publicada no seu sítio oficial de internet.
Segundo o município de Sesimbra, a "abertura pecou por tardia, pois acontece já depois de iniciada a época balnear, o que cria condicionamentos à utilização da praia e gera protestos desnecessários".
A autarquia sublinha que a abertura da Lagoa ao mar é "fundamental para a regeneração das águas interiores e da manutenção da biodiversidade deste espaço de grande importância ambiental".
Com a ação levada a cabo, "repõe-se alguma justiça e normalidade no tratamento da Lagoa de Albufeira, visto que até agora era a única Lagoa do país cuja abertura não era integralmente garantida pela APA, o que obrigava o município a substituir o Poder Central, assumindo a responsabilidade e os custos avultados da abertura".
Daqui em diante, a Câmara Municipal de Sesimbra espera que "este modelo de abertura, feito pela APA, passe a ser a normalidade, e que possa acontecer antes da abertura da época balnear".
No mesmo texto, pode ler-se que a "autarquia pede uma intervenção urgente da APA no Projeto de Execução da Abertura e Desassoreamento da Lagoa de Albufeira, para a qual já tem todos os projetos e a avaliação de impacto ambiental concluída".
Uma reinvindicação que "há mais de uma década é feita pelo munícipio, que está disponível para participar numa solução".
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram