O havaiano John John Florence e a vigente campeã mundial Caroline Marks conquistaram este domingo o El Salvador Pro, sétima etapa do circuito mundial de surf de 2024.
Nas divertidas direitas do reef break de Punta Roca, que não deram descanso de quinta-feira para cá, John John colocou um ponto final num longo jejum de vitórias na divisão máxima do surf mundial.
Há 3 anos, cinco meses e 20 dias que Florence não saboreava uma vitória no CT, então com o histórico triunfo no Billabong Pipe Pro.
Desta forma, o bicampeão do mundo de surf reforçou a liderança do ranking (mais de 10 mil pontos de vantagem para o segundo classificado) e tornou-se no terceiro surfista diferente em outros tantos anos a subir ao lugar mais alto do pódio em El Salvador, sucedendo ao norte-americano Griffin Colapinto e ao também bicampeão mundial Filipe Toledo.
Já a norte-americana Caroline Marks revalidou o título de campeã do El Salvador Pro, estreando-se a vencer na presente temporada e subindo ao segundo posto do ranking que é agora comandado pela jovem compatriota Caitlin Simmers.
Neste dia final em Punta Roca, John John Florence começou por derrotar o rookie Crosby Colapinto nos quartos-de-final, seguindo-se a superlativa vitória diante do sul-africano Matthew McGillivray, numa exibição com direito a nota máxima (10,00 pts), a única de todo o evento, graças à ajuda de um aéreo.
A final juntou os dois surfistas em maior destaque durante toda a prova, dando espetáculo nos últimos dias em Punta Roca com múltiplos voos. John John Florence e o brasileiro Yago Dora, que esta domingo bateu o amigo Jack Robinson (número 2 mundial) e o compatriota Gabriel Medina, servindo uma rara combinação ao três vezes campeão do mundo de surf.
No duelo com John John, Dora até fez a melhor onda com 9,77 pts, mas tal não foi suficiente para vergar Florence. O surfista de 31 anos construiu o score combinado de 16,33 pts na primeira fase do heat contra 14,44 pts de Yago, a quem faltou uma segunda onda mais robusta.
Em boa-hora ocorreu a primeira vitória em duelo 'man-on-man' no CT diante de Yago Dora. Depois de três finais perdidas (Pipeline, Margaret River e Teahupoo) em 2024, chegou finalmente a redenção para John John Florence.
Com esta libertadora vitória em El Salvador, o mano de Nathan e Ivan Florence garantiu desde já a qualificação para a finalíssima de Trestles, primeiro surfista a fazê-lo, naquela que será a estreia de John John no evento que decide o campeão mundial.
No lado feminino, Caroline Marks foi a surfista mais forte, mostrando que Punta Roca é por estes dias uma das suas ondas de eleição.
Para chegar à primeira vitória do ano, a competidora californiana eliminou a havaiana Bettylou Sakura Johnson nas meias-finais e na final levou a melhor diante de outra jovem havaiana, no caso Gabriela Bryan. A rookie do ano em 2023 tinha deixado Caitlin Simmers para trás nas meias-finais por apenas 0,40 pts.
Por 0,40 pts ganhou o acesso à final e por 0,34 pts Gabriela saiu derrotada da bateria decisiva.
Marks dominou a final desde o início, chegando mesmo a deixar Bryan em combinação durante bastante tempo, mas depois a surfista havaiana reagiu. Porém, já não foi tempo da segunda vitória no ano. Gabriela anotou o score combinado de 14,46 pts contra os 14,80 pts de Caroline.
Depois do expresso El Salvador Pro, que não teve qualquer lay day, o circuito mundial de surf segue para o Brasil, palco do derradeiro evento antes dos Jogos Olímpicos de Paris'2024.
O Vivo Rio Pro, a disputar no famoso Maracanã do Surf (Saquarema), tem o período de espera de 22 a 30 de junho.
É a oitava e penúltima etapa da temporada regular de 2024, pelo que pode desempenhar já um papel muito importante na definição de quem vai estar presente em Trestles, lá mais para setembro.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram