O brasileiro Italo Ferreira e a jovem norte-americana Caitlin Simmers foram os vencedores do Rio Pro, oitava e penúltima etapa da temporada regular do circuito mundial de surf de 2024.
Nas águas da Praia de Itaúna, em Saquarema, Italo levou ao rubro o Maracanã do Surf vencendo pela primeira vez a etapa brasileira do CT, enquanto Simmers repetiu a vitória alcançada neste mesmo evento em 2023, tendo uma taxa de 100% de sucesso em participações no Rio Pro.
Na caminhada rumo à segunda vitória na presente temporada, após a histórica gesta protagonizada nos tubos de Teahupoo, o goofy da Baía Formosa começou a jornada batendo o japonês nos quartos-de-final, ronda que ficou marcada pelas eliminações do brasileiro Gabriel Medina, que permanece sem conquistar o Rio Pro, e do havaiano John John Florence, que continua destacado na frente do ranking mundial.
Depois, nas meias-finais, Italo desembaraçou-se de Griffin Colapinto, com o campeão mundial de surf em 2019 a somar 16,60 pts face aos 14,27 pts registados por Colapinto, que tinha sido o carrasco de Gabes, numa bateria emocionante e que ficou decidida somente após o toque da buzina.
Desta forma, Italo Ferreira marcou encontrou na final com Yago Dora, naquele que foi um heat 100% brasileiro, tal como já tinha acontecido em 2022, então com Filipe Toledo e Samuel Pupo como protagonistas.
Vencedor em 2023 do Rio Pro, Yago Dora atingiu nova final após derrotar John John Florence, vingando a recente final perdida no El Salvador Pro, e o sul-africano Jordy Smith.
Porém, tal como nas direitas de Punta Roca, Dora voltou a ser finalista vencido, não conseguindo renovar o título de campeão do Rio Pro. Perdeu o decisivo embate com o compatriota Italo Ferreira, que somou 13,67 pts contra os 10,60 pts de Yago.
Com esta vitória, Ferreira saltou três lugares no ranking mundial, entrando para o top 5, que garante lugar na finalíssima de Trestles. É o atual quarto classificado da hierarquia mundial.
Já na prova feminina, Caitlin Simmers voltou a saborear a vitória em Saquarema, com toda uma performance que já permitiu assegurar lugar na decisão de Trestles e reforçou o comando do ranking mundial. Em oito etapas realizadas, Caity cantou vitória em três ocasiões.
A surfista de 18 anos de idade deu início ao dia das finais vencendo a wildcard brasileira Luana Silva nos quartos-de-final a que se seguiu a vitória diante da havaiana Gabriela Bryan nas meias-finais.
A final, disputada entre dois jovens valores do surf feminino norte-americano, foi de sentido único com Caity a não dar hipóteses à rookie e compatriota Sawyer Lindblad, que tinha deixado para trás a campeã mundial Caroline Marks e Tatiana Weston-Webb, que voltou a não conseguir oferecer ao Brasil uma inédita vitória na competição feminina.
Após 35 minutos de surf nas águas do Point de Itaúna, Simmers somou 15,50 pts contra os magros de 3,26 pts de Lindblad, que não se encontrou com o mar.
Na sua temporada de estreia na elite mundial do surf, esta foi a segunda final perdida por Sawyer, depois do mesmo ter acontecido em Margaret River, na Austrália. Aí, foi a havaiana Gabriela Bryan que levantou o 'caneco'.
O circuito mundial de surf vai agora enfrentar a pausa olímpica para a realização das Olimpíadas de Paris'2024, com a muito aguardada prova de Teahupoo, no Taiti.
A ação no CT também vai regressar com tubos no Oceano Pacífico, mas em Cloudbreak, que está de volta ao calendário após longa ausência.
O Fiji Pro tem o período de espera de 20 a 29 de agosto, sendo a derradeira etapa da vigente temporada regular.
Portanto, este é o evento que vai definir os surfistas que em setembro vão lutar pelos títulos mundiais em Trestles, na Califórnia.
Resultado final feminina:
1ª Caitlin Simmers (USA) 15.50
2ª Sawyer Lindblad (USA) 3.26
Resultado final masculina:
1º Italo Ferreira (BRA) 13.67
2º Yago Dora (BRA) 10.60
Resultado meias-finais femininas:
HEAT 1: Sawyer Lindblad (USA) 8.94 DEF. Tatiana Weston-Webb (BRA) 4.16
HEAT 2: Caitlin Simmers (USA) 12.74 DEF. Gabriela Bryan (HAW) 12.40
Resultados meias-finais masculinas:
HEAT 1: Italo Ferreira (BRA) 16.60 DEF. Griffin Colapinto (USA) 14.27
HEAT 2: Yago Dora (BRA) 17.30 DEF. Jordy Smith (RSA) 14.23
Resultados quartos-de-final masculinos:
HEAT 1: Italo Ferreira (BRA) 10.03 DEF. Connor O'Leary (JPN) 5.90
HEAT 2: Griffin Colapinto (USA) 10.07 DEF. Gabriel Medina (BRA) 9.44
HEAT 3: Yago Dora (BRA) 16.00 DEF. John John Florence (HAW) 11.27
HEAT 4: Jordy Smith (RSA) 10.00 DEF. Ethan Ewing (AUS) 9.73
Resultados quartos-de-final femininos:
HEAT 1: Sawyer Lindblad (USA) 11.06 DEF. Caroline Marks (USA) 5.60
HEAT 2: Tatiana Weston-Webb (BRA) 15.77 DEF. Brisa Hennessy (CRC) 6.43
HEAT 3: Caitlin Simmers (USA) 12.77 DEF. Luana Silva (BRA) 5.67
HEAT 4: Gabriela Bryan (HAW) 10.57 DEF. Molly Picklum (AUS) 8.93
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram