Pelo terceiro dia consecutivo, o evento especial J-Bay Classic foi colocado na água.
Com o mar de Supertubes a oferecer belas direitas, a jornada na prova sul-africana teve no programa a realização da ronda de bónus, que definiu os semi-finalistas (masculino e feminino).
Meias-finais essas que vão contar com a presença de Frederico Morais. Único surfista luso em competição, Kikas voltou a vencer, tal como na véspera, mostrando mais uma vez toda a sua conexão com J-Bay.
Isto numa ronda em que os surfistas tiveram a oportunidade de escolher livremente o tipo de prancha a utilizar, entre twin fin e thruster.
Na bateria inaugural (apenas contou a melhor onda efetuada), Frederico entrou no patamar da excelência ao somar 8,43 pts, numa onda em que aplicou as suas tradicionais rasgadas e ainda fez um pequeno tubo.
Desta forma, Morais levou de vencida os sul-africanos Sean Holmes (8,27 pts) e Luke Thompson (5,47 pts). Todas as pontuações da ronda foram dobradas, pelo que o surfista de 32 anos anotou 16,86 pts.
Realizadas três rondas, Frederico Morais garantiu lugar nas meias-finais da primeira edição do J-Bay Classic.
O surfista português ocupou o terceiro lugar do leaderboard, onde os quatro primeiros classificados seguem para a fase 'man-on-man'.
Contas feitas, Kikas somou 31,53 pts, ficando à frente do australiano Matt Wilkinson (27,62 pts) e atrás do 'aussie' Josh Kerr (32,64 pts) e do sul-africano Michael February (35,01 pts), que até ao momento venceu todas as baterias disputadas e parece ser o grande favorito à vitória.
Esta sexta-feira, February voltou a dar espetáculo com uma onda de 9,17 pts, a melhor de todo o evento, até ao momento.
Num duelo entre antigos tops mundiais, Frederico Morais vai discutir com Josh Kerr o acesso à final. No outro heat, Michael February e Matt Wilkinson dividem o lineup.
Curiosamente, quatro antigos competidores do CT permanecem na competição, onde os ex-campeões do mundo Adriano de Souza e Mark Occhilupo já ficaram pelo caminho.
No lado feminino, as apuradas para as meias-finais são encabeçadas pela consagrada Stephanie Gilmore, que defrontará a compatriota Sally Fitzgibbons, num confronto com história na divisão máxima do surf mundial.
Na segunda meia-final, a havaiana Coco Ho mede forças com a sul-africana Sarah Baum, vencedora dos trials.
Apesar da previsão apontar para uma ligeira descida do mar, este sábado poderá ser o dia da coroação dos primeiros campeões do J-Bay Classic.
A chamada está marcada para as 6h45 (hora de Portugal continental).
Recorde-se que o período de espera termina no domingo, numa prova que não está a ter transmissão por parte da World Surf League (WSL).
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram