No próximo inverno, o prestigiado The Eddie Aikau Big Wave Invitational celebra o 40º aniversário desde que foi colocado na água pela primeira vez na histórica baía de Waimea, no North Shore da ilha havaiana de Oahu.
Num momento singular para o famoso evento especial de ondas grandes, este contará novamente com um patrocinador principal na próxima edição.
A Rip Curl é o novo 'main sponsor' da competição que é conhecida como o 'Super Bowl do Surf', com esta a ter agora a denominação oficial de Rip Curl Eddie Aikau Big Wave Invitational presented by The Eddie Aikau Foundation.
Desta forma, a conhecida marca australiana de surfwear ocupa um lugar que no passado já foi da rival Quiksilver. A confirmação do rumor das últimas semanas chegou em comunicado oficial da própria Rip Curl.
"Estamos muito orgulhosos de sermos parceiros de uma marca como a Rip Curl. Todos conhecem a insígnia e sei que o meu irmão também iria ficar orgulhoso", mencionou Clyde Aikau, irmão do malogrado Eddie Aikau, que dá nome ao evento.
"É uma honra incrível para a Rip Curl ser parceira do The Eddie Aikau Big Wave Invitational. Este evento é lendário. Com os nossos 55 anos de história em campeonatos de surf à volta do mundo, é com grande respeito que colocamos o nosso nome ao lado de Eddie Aikau, celebrando assim o seu incrível legado e apoiando um evento que significa muito para a comunidade do surf", afirmou Brooke Farris, CEO da Rip Curl.
Num ano em que deixou de ser o patrocinador oficial finalíssima do CT, onde são discutidos os títulos mundiais de surf, a Rip Curl responde a essa perda com a entrada num dos mais famosos eventos especiais de ondas grandes do planeta.
Até hoje, apenas 10 edições do 'The Eddie' foram disputadas, o que mostra bem a exigência da organização para com as condições.
A última das quais teve lugar em janeiro de 2023. O vencedor foi o surpreendente nadador-salvador local Luke Shepardson, num evento que pela primeira vez teve presença portuguesa, com Nic von Rupp a alcançar o 22º posto.
No passado, John John Florence, Greg Long, Kelly Slater, Bruce Irons, Ross Clarke-Jones ou Clyde Aikau foram outros dos grandes vencedores da prova havaiana.
Recorde-se que a organização apenas dá luz verde ao evento, se estiverem reunidas as condições perfeitas na histórica baía de Waimea. Requisitos que implicam ondas acima dos 20 pés havaianos, ou seja, qualquer coisa como 6 metros de altura.
Quando essas condições se fazem sentir, a organização aplica a máxima 'Eddie Would Go', em memória da coragem e bravura do lendário nadador-salvador e waterman havaiano.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram