Em 2019 tive o privilégio de participar de forma ativa na campanha Voice for the Ocean , da Surfrider Foundation Europe, em que perto de 7000 pessoas de 21 países da União Europeia deram pela primeira vez voz ao oceano, identificando as principais prioridades no seu ponto de vista, no que dizia respeito à necessidade de proteção.
Para as eleições europeias de 2024, promovemos a Blue Up 2024! , agora em coligação com várias organizações europeias que trabalham para um oceano mais protegido, procurando em conjunto colocar a proteção dos oceanos no centro da agenda política antes, durante e depois das eleições europeias.
Um pouco em contraciclo com as crenças do GOAT Kelly Slater , a Surfrider Foundation acredita na utilidade e importância da participação de todos na sociedade, sendo uma dessas formas o direito ao voto.
A criação da campanha Voice for the Ocean , que para eleição de 2024 evolui para Blue Up 2024! assentou exatamente neste princípio, de que em conjunto temos a capacidade de influenciar os decisores (públicos e privados) para escolhas que conduzem à valorização, conservação e usufruto do espaço natural.
A primeira iniciativa para as eleições europeias de 2019 teve como grande objetivo promover o envolvimento dos cidadãos europeus, em que através de uma auscultação aberta a todos, em que se incluiu também um roteiro por cinco grandes cidades europeias (entre elas o Porto, em Portugal), a Surfrider procurou mobilizar os cidadãos e ao mesmo tempo conhecer as suas prioridades para a proteção do oceano.
No final desta consulta, foram apresentadas propostas concretas relativas à proteção do oceano aos deputados europeus, de forma a que estes se comprometam a integrá-los nos seus programas e no dia a dia do Parlamento Europeu. Depois de Burgas, Paris, Bruxelas e Málaga, a cidade do Porto foi o último destino do Voice for the Ocean Tour .
Durante dois dias decorreram ações cívicas, debates e uma conferência em torno destes temas altamente estratégicos, tudo isto num local privilegiado da cidade com o oceano como pano de fundo.
Este evento contou com a presença de surfistas internacionalmente reconhecidos, como Tiago Pires e Hugo Vau, mas também políticos com uma elevada sensibilidade e intervenção em prol do Oceano, como Ricardo Serrão Santos e Vasco Becker-Weinberg .
Hugo Vau, Voice for the Ocean Tour, Porto, 2019
Com a experiência e valorização das aprendizagens deste espírito europeu, em 2024 a Surfrider Foundation promoveu uma coligação de organizações europeias com a Blue Up 2024!
No fundo é uma continuidade do ponto de partida da Surfrider, a participação cívica, já que acreditamos que juntos somos sempre mais fortes.
O Parlamento Europeu é a única instituição da UE diretamente eleita, onde mais de 700 deputados europeus são escolhidos de cinco em cinco anos para representar os cidadãos dos 27 Estados-Membros da UE.
Estas eleições são as maiores eleições transnacionais a nível mundial, oferecendo-nos uma oportunidade tangível de influenciar o curso da governação dos oceanos a nível continental.
Nestas próximas eleições europeias que se realizam entre os dias 6 e 9 de junho de 2024, os cidadãos da UE vão ter a capacidade de votar nos seus representantes para os próximos 5 anos, de 2024 a 2029.
Tendo em conta as diferentes dimensões, as alterações climáticas, a perda de biodiversidade e a poluição que o nosso planeta enfrenta, a urgência de uma governação eficaz dos oceanos não pode ser descurada.
Enquanto comunidade dos Oceanos, temos de aproveitar este momento crítico para influenciar e reforçar junto destes representantes a importância destas problemáticas, de forma a que garantam prioridade à proteção dos oceanos.
A União Europeia, com a sua vasta capacidade e autoridade, bem como o maior território marítimo do mundo, desempenha um papel crucial na definição de políticas e iniciativas que têm um impacto direto no nosso oceano. Contudo, o nosso envolvimento no processo eleitoral
É fundamental para que seja enviada uma mensagem aos futuros decisores, instando-os a dar prioridade à saúde e ao bem-estar do nosso oceano nas suas agendas políticas.
Campanha Voice for the Ocean, Surfrider Foundation, 2019
Equipa Surfrider Foundation no Voice for the Ocean Tour, Porto, 2019
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram