Oitava e penúltima etapa da temporada regular do circuito mundial de surf de 2024, o Rio Pro foi retomado esta quinta-feira na Praia de Itaúna, em Saquarema.
Em dia de mar mexido, apresentando condições desafiantes aos melhores surfistas do globo, a jornada no famoso Maracanã do Surf foi dedicada em exclusivo ao setor masculino.
Concluiu-se a ronda de repescagem e de seguida realizou-se a ronda 3, que definiu os apurados para os quartos-de-final. Fase do evento em que a tropa brasileira está em maioria, estando em busca da sexta vitória consecutiva do país irmão no Rio Pro ao nível masculino.
Nas quatro baterias restantes da repescagem, destaque para nova eliminação precoce do japonês Kanoa Igarashi. Esta foi a terceira vez nas quatro últimas etapas que Kanoa não ultrapassou a ronda 3. Desta feita, o carrasco de Igarashi foi o australiano Ryan Callinan.
Na ronda 3, os favoritos ditaram a sua lei nas águas do Point de Itaúna. A grande surpresa surgiu logo na bateria inaugural com o afastamento do australiano e número 3 mundial Jack Robinson às mãos do nipónico Connor O'Leary, vingando assim a derrota sofrida no El Salvador Pro nesta mesma fase. Desde a primeira etapa do ano, em Pipeline, que Connor não atingia os quartos-de-final.
O próximo adversário do goofy de 30 anos é outro goofy, no caso o brasileiro Italo Ferreira. O campeão mundial de surf em 2019 deu espetáculo no Maracanã do Surf na vitória diante do indonésio Rio Waida. Italo somou 17,50 pts em 20 possíveis, plasmando uma performance de excelência, com ondas de 9,00 pts e 8,50 pts.
Os outros dois surfistas brasileiros apurados para os quartos-de-final são Yago Dora (campeão em título do Rio Pro) e Gabriel Medina.
Yago bateu o rookie norte-americano Crosby Colapinto, tendo agora reencontro marcado com o havaiano John John Florence, atual líder destacado do ranking, naquela que será a reedição da final da etapa anterior, o El Salvador Pro. Nas direitas de Punta Roca, Florence levou a melhor, terminando um longo jejum de vitórias na divisão máxima do surf mundial.
Já Gabriel Medina suplantou o rookie norte-americano Cole Houshmand num duelo de pontuações baixas, mas emotivo, que apenas ficou decidido para lá do toque da buzina. Gabes acabou por tirar a desforra da polémica derrota sofrida diante de Cole no Rip Curl Pro Bells Beach.
Agora, o próximo adversário do três vezes campeão mundial de surf é o também norte-americano Griffin Colapinto, que deixou para trás o australiano Liam O'Brien. Uma bateria que certamente fará estremecer o Maracanã do Surf. Recorde-se que Medina até ao momento nunca conheceu o sabor da vitória no Rio Pro.
O emparelhamento dos quartos-de-final fica completo com o heat que vai ter dentro de água o sul-africano Jordy Smith e o australiano Ethan Ewing, vigente vice-campeão do mundo e do Rio Pro.
Esta sexta-feira, a chamada está novamente marcada para as 11h15 (hora de Portugal continental). Segundo as previsões, este poderá ser muito bem o dia da coroação dos campeões do Rio Pro. A janela de espera fecha no próximo domingo, dia 30 de junho.
Resultados repescagem masculina:
HEAT 1: John John Florence (HAW) 12.34 DEF. Joao Chianca (BRA) 7.13
HEAT 2: Rio Waida (INA) 12.70 DEF. Leonardo Fioravanti (ITA) 11.07
HEAT 3: Griffin Colapinto (USA) 12.50 DEF. Samuel Pupo (BRA) 11.97
HEAT 4: Liam O'Brien (AUS) 10.66 DEF. Barron Mamiya (HAW) 7.50
HEAT 5: Connor O'Leary (JPN) 11.83 DEF. Jake Marshall (USA) 9.23
HEAT 6: Cole Houshmand (USA) 14.66 DEF. Matthew McGillivray (RSA) 10.50
HEAT 7: Crosby Colapinto (USA) 11.33 DEF. Imaikalani deVault (HAW) 5.00
HEAT 8: Ryan Callinan (AUS) 13.54 DEF. Kanoa Igarashi (JPN) 12.80
Resultados ronda 3 masculina:
HEAT 1: Connor O'Leary (JPN) 10.27 DEF. Jack Robinson (AUS) 8.40
HEAT 2: Italo Ferreira (BRA) 17.50 DEF. Rio Waida (INA) 11.70
HEAT 3: Griffin Colapinto (USA) 12.40 DEF. Liam O'Brien (AUS) 11.34
HEAT 4: Gabriel Medina (BRA) 9.60 DEF. Cole Houshmand (USA) 9.27
HEAT 5: John John Florence (HAW) 14.44 DEF. Seth Moniz (HAW) 8.00
HEAT 6: Yago Dora (BRA) 13.90 DEF. Crosby Colapinto (USA) 10.83
HEAT 7: Ethan Ewing (AUS) 13.67 DEF. Ramzi Boukhiam (MAR) 8.50
HEAT 8: Jordy Smith (RSA) 12.10 DEF. Ryan Callinan (AUS) 7.30
Heats quartos-de-final masculino:
HEAT 1: Connor O'Leary (JPN) vs. Italo Ferreira (BRA)
HEAT 2: Griffin Colapinto (USA) vs. Gabriel Medina (BRA)
HEAT 3: John John Florence (HAW) vs. Yago Dora (BRA)
HEAT 4: Ethan Ewing (AUS) vs. Jordy Smith (RSA)
Heats quartos-de-final feminino:
HEAT 1: Caroline Marks (USA) vs. Sawyer Lindblad (USA)
HEAT 2: Brisa Hennessy (CRC) vs. Tatiana Weston-Webb (BRA)
HEAT 3: Caitlin Simmers (USA) vs. Luana Silva (BRA)
HEAT 4: Molly Picklum (AUS) vs. Gabriela Bryan (HAW)
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram