Está agendado para a próxima sexta-feira o início do Allianz Ribeira Grande Pro, quarta e penúltima etapa da Liga MEO Surf, a competição que define os títulos máximos do surf nacional.
Entre sexta e domingo, os melhores surfistas nacionais vão medir forças nas águas da Praia do Areal de Santa Bárbara (lado poente em frente ao Santa Bárbara Eco Resort).
É o regresso da Liga MEO Surf a esta icónica praia açoriana, depois da visita à Praia do Monte Verde em 2023.
A menos de 72 horas da abertura das hostilidades, já foi divulgado o quadro de competição (masculino e feminino) do evento insular.
No lado feminino, destaque para a ausência da atual campeã nacional Francisca Veselko e de Carolina Mendes, segunda e quarta classificadas dos rankings, respetivamente.
Com a ausência de Kika, já é certo que o Allianz Ribeira Grande terá uma nova vencedora face ao verificado em 2023.
Tomás Fernandes e Teresa Bonvalot chegam aos Açores na liderança dos rankings e podem antecipadamente sagrar-se campeões nacionais.
Teresa reconquista o título caso alcance o terceiro posto no Allianz Ribeira Grande Pro, enquanto Tomás fará a inédita festa se ganhar a competição e Guilherme Ribeiro não for finalista.
Este também será o derradeiro evento do sub-troféu Allianz Triple Crown, que celebra este ano o 10º aniversário.
Tal como na luta pelos títulos nacionais,Teresa Bonvalot e Tomás Fernandes ocupam o primeiro posto dos rankings, embora no lado masculino Tomás divida a primeira posição com Guilherme Ribeiro, atual detentor deste troféu.
O Allianz Ribeira Grande Pro constitui também uma oportunidade para os surfistas açorianos competirem na Liga MEO Surf e testarem-se frente às referências do surf nacional, naquilo que poderá servir como um verdadeiro intercâmbio de surf entre os surfistas insulares e continentais.
Em prova, estarão um total de 10 surfistas de São Miguel e da Terceira, com Francisco Benjamin, Peter Healion, Gustavo Ferreira, Guilherme Reis, Martim Silva Nunes, Josué Salvador, Yhorran Gabardo, André Cota, Sofia Costa e Ana Morales a apresentarem-se como as esperanças açorianas.
“É sempre muito positivo competir em casa e com o apoio de toda a comunidade local encaro sempre esta prova com muito mais motivação. Queria agradecer a toda a organização por conseguir trazer novamente a Liga MEO Surf aos Açores. Além do evento em si, este é um campeonato de grande importância para o desenvolvimento do surf aqui na região. Os meus objetivos vão ser os mesmos das restantes etapas da Liga MEO Surf. Vou tentar dar sempre o meu melhor e passar heats. Mas, além disso, vou tentar aproveitar o campeonato no conforto de casa e divertir-me", afirmou Francisco Benjamim
.
“Competir em casa traz sempre um maior conforto e segurança. Ribeira Grande sempre foi o meu local predileto para treinar e tem condições que permitiram a evolução do meu surf de forma mais completa. É, claramente, uma vantagem competir nas ondas onde surfei toda a minha vida. Além de me divertir a competir com amigos nas ondas onde mais pratico, o meu maior objetivo é demonstrar o meu surf, aquilo que tenho vindo a trabalhar nos últimos anos e também representar o surf açoriano da melhor forma. Esta é uma semana muito importante para nós, pois permite aos jovens atletas locais terem um contacto direto com os melhores atletas nacionais. Treinar e surfar ao lado de surfistas com nível é um fator que motiva uma maior evolução e incentiva os atletas a alcançarem os seus objetivos", mencionou Peter Healion, atual campeão regional açoriano.
“Acima de tudo, estou muito orgulhosa de poder representar os Açores nesta etapa, onde irão participar os melhores surfistas a nível nacional. É a minha primeira participação numa etapa da Liga MEO Surf e, por isso, sinto-me muito motivada por poder juntar-me às melhores surfistas. Vivemos numa ilha, e isso não nos permite estar em contacto contínuo com surfistas mais experientes na competição, em especial os femininos, o que, na minha opinião, dificulta a evolução dos surfistas regionais, alguns com muito talento. Por isso, tenho como grande expectativa que esta etapa seja uma oportunidade para poder aprender com os restantes participantes, trocar experiências, conhecer o percurso que fizeram e fazer novas amizades. Também estou expectante por poder assistir de muito perto a sessões de surf com alto nível, onde eu e os restantes surfistas - especialmente os de São Miguel -, poderemos aprender e aproveitar as nossas ondas com mais manobras do que, muitas vezes, acontece. Sei que o nível é alto, mas gostava de conseguir passar um heat, apesar do meu grande objetivo ser divertir-me e poder partilhar o nosso mar durante a prova", disse Sofia Costa, vigente vice-campeã regional açoriana.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram