Esta terça-feira, caiu o pano sobre o Sydney Surf Pro, segunda etapa da Challenger Series de 2024 e que marcou a conclusão da perna australiana do circuito onde estão em jogo vagas de acesso ao CT do próximo ano.
Neste dia de todas as decisões nas esquerdas de North Narrabeen, onde já não houve representação portuguesa, o surf australiano fez o pleno de triunfos, cortesia das performances de Jordan Lawler e Isabella Nichols.
No setor masculino, tal como já tinha acontecido na etapa anterior disputada na Gold Coast, tivemos um vencedor surpresa proveniente da Austrália.
O local Jordan Lawler, que participou no evento como wildcard, assegurou pela primeira vez o triunfo numa etapa da Challenger Series, nesta que é a maior vitória da sua carreira, até ao momento.
Uma vitória conseguida em casa e que subitamente pode colocar o goofy de 29 anos na luta por uma inédita qualificação para a elite mundial do surf. Ele que nem sequer conseguiu a qualificação para a Challenger Series versão 2024.
No lado feminino, Isabella Nichols garantiu a segunda vitória consecutiva no evento australiano.
No dia das finais, Jordan, que foi um dos responsáveis pela eliminação de Guilherme Ribeiro na ronda inaugural, começou por derrotar o havaiano Eli Hanneman nos oitavos-de-final com uma reviravolta.
Nas meias-finais, seguiu-se o triunfo diante do francês Gatien Delahaye, que foi o melhor europeu em competição. Na final, Jordan Lawler marcou encontrou com o brasileiro Alejo Muniz, que tinha deixado para trás os irmãos Pupo, sendo que Samuel teve como consolação sair da Austrália no comando do ranking.
Na estreia de ambos em finais na Challenger Series, Jordan esteve irrepreensível, batendo o antigo top mundial, que chegou a estar em combinação. Para a história fica o score combinado de 15,76 pts do surfista australiano face aos 14,33 somados pelo competidor brasileiro.
Entre as senhoras, a australiana Isabella Nichols e a jovem canadiana Erin Brooks marcaram encontro na final após derrotarem a 'aussie' Sally Fitzgibbons e a basca Nadia Erostarbe nas meias-finais. Ronda em que Erin deu espetáculo com uma onda de 9,57 pts.
No decisivo duelo, curiosamente entre as surfistas que eliminaram Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins, Bella superiorizou-se a Brooks, impedindo a terceira vitória consecutiva da talentosa surfista canadiana em etapas da Challenger Series.
Nichols anotou o score combinado de 15,27 pts contra os 12,43 pts de Brooks, que manteve a liderança do ranking feminino.
Fechada a perna australiana, a Challenger Series vai agora enfrentar uma paragem de mês e meio, antes de ingressar na África do Sul.
O Ballito Pro tem o período de espera de 1 a 8 de julho. A prova africana é a terceira de seis etapas em agenda para a presente temporada.
Resultado final masculina:
1º Jordan Lawler (AUS) 15.76
2º Alejo Muniz (BRA) 14.33
Resultado final feminina:
1ª Isabella Nichols (AUS) 15.27
2ª Erin Brooks (CAN) 12.43
Resultados meias-finais masculinas:
HEAT 1: Alejo Muniz (BRA) 15.10 DEF. Miguel Pupo (BRA) 12.87
HEAT 2: Jordan Lawler (AUS) 13.90 DEF. Gatien Delahaye (FRA) 13.20
Resultados meias-finais femininas:
HEAT 1: Erin Brooks (CAN) 16.57 DEF. Nadia Erostarbe (EUK) 6.16
HEAT 2: Isabella Nichols (AUS) 12.63 DEF. Sally Fitzgibbons (AUS) 10.16
Resultados quartos-de-finais masculinos:
HEAT 1: Miguel Pupo (BRA) 14.40 DEF. Ian Gouveia (BRA) 9.54
HEAT 2: Alejo Muniz (BRA) 14.43 DEF. Samuel Pupo (BRA) 11.33
HEAT 3: Jordan Lawler (AUS) 16.43 DEF. Eli Hanneman (HAW) 15.90
HEAT 4: Gatien Delahaye (FRA) 13.00 DEF. Taro Watanabe (USA) 10.70
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram