Na passada terça-feira, quatro bodyboarders portugueses estiveram em ação em novo dia de competição do Antofagasta Bodyboard Festival, quarta etapa do Mundial de Bodyboard de 2024.
Uma jornada pautada por exibições sólidas e que roçou a perfeição para as cores nacionais.
Na onda de La Cúpula de Poder, em Playa Llacolén, Joel Rodrigues, Joana Schenker e a jovem Luana Dourado avançaram diretamente para a ronda 6.
O único 'senão' no contingente luso ainda em prova foi a queda da campeã nacional Teresa Padrela para a repescagem.
No lado masculino, o bicampeão nacional Joel Rodrigues estreou-se em grande estilo na prova chilena, dando espetáculo.
O vigente campeão europeu Open triunfou na bateria inaugural da ronda 4 com o robusto score combinado de 17,00 pts em 20 possíveis, sendo que a melhor onda roçou a perfeição ao valer 9,75 pts. Foi a segunda melhor pontuação combinada de toda a ronda.
Na sexta ronda, Joel irá surfar no quarto heat, que prevê-se bem desafiante. O jovem bodyboarder português terá pela frente o bicampeão mundial Tristan Roberts e o brasileiro Sérgio Machado, que ontem foi o autor da primeira nota máxima (10,00 pts) da competição. Os dois primeiros classificados seguem para a ronda 7 (oitavos-de-final), já a disputar em formato 'man-on-man'.
Entre as senhoras, Joana Schenker deu continuidade ao bom momento que atravessa, foi finalista vencida da etapa anterior (Iquique), tendo conquistado a primeira bateria da ronda 4, com a pontuação combinada de 11,75 pts.
A campeã do mundo em 2017 deixou para trás a chilena Paloma Freyggang (8,25 pts) e as nipónicas Kaira Shirahase (8,00 pts) e Namika Yamashita
Por sua vez, Luana Dourado e Teresa Padrela competiram no quarto e derradeiro heat da ronda 4. Numa bateria vencida pela brasileira Maylla Venturin (15,75 pts), Luana e Teresa tiveram sortes diferentes.
Dourado, que neste evento vai discutir o título mundial Júnior, alcançou o segundo posto (12,00 pts), enquanto Padrela quedou-se pela terceira posição (10,00 pts), sendo atirada para as repescagens tal como a japonesa Yuka Nishimura.
Precisamente na repescagem, Yuka será uma das três oponentes de Teresa Padrela. A antiga campeã mundial Alexandra Rinder e a chilena Anais Velis completam o alinhamento da segunda e derradeira bateria da ronda de repescagem.
Teresa apenas garante a continuidade em prova se terminar o heat entre as duas primeiras classificadas.
O período de espera do Antofagasta Bodyboard Festival encerra no próximo domingo, dia 26 de maio.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram