Uma verdadeira maratona de surf teve lugar esta sexta-feira na Praia de Ain Diab, palco do Junior Pro Casablanca, etapa inaugural do circuito Pro Júnior europeu de 2024.
Face às previsões esperadas para o fim de semana, com a diminuição do tamanho do mar, a organização não olhou a meios espremendo ao máximo o melhor dia do período de espera, que termina no domingo.
No total, 32 baterias foram colocadas na água numa jornada que definiu os jovens surfistas que vão lutar pela vitória no evento marroquino.
A armada lusa chegou a esta jornada com 17 surfistas em competição. Após mais de 11 horas de ação, Tiago Stock e Francisco Ordonhas são os resistentes do contingente português, que já não possui representação na prova feminina.
Tanto Stock como Ordonhas estão apurados para as meias-finais. Este foi o resultado de um dia em cheio para ambos, pois venceram os três heats disputados.
Para Francisco, esta é a terceira aparição nas meias-finais de uma etapa do Pro Júnior europeu, repete o resultado alcançado neste mesmo evento em 2023, enquanto Tiago estreia-se nesta fase tão adiantada.
Curiosamente, tanto Francisco Ordonhas como Tiago Stock vão discutir o acesso à final na mesma bateria. Os dois jovens surfistas vão competir no heat inaugural das meias-finais, tendo como adversários o basco Keoni Lasa e o gaulês Noa Dupouy. Os dois primeiros classificados acedem à final, que será disputada com quatro competidores.
O longo dia na Praia de Ain Diab começou com a realização da ronda 3 masculina, na qual Francisco Mittermayer, Tiago Stock, Francisco Ordonhas, João Crespo, João Roque Pinho, Martim Nunes, João Mendonça, Martim Fortes, Francisco Queimado e Matias Canhoto avançaram para a fase seguinte.
Em sentido inverso, Salvador Vala, Tiago Guerra, Joaquim Trindade, Afonso Pinto (em destaque na véspera) e Nilton Freitas foram eliminados.
Na ronda 4, Tiago Stock, Francisco Ordonhas, João Roque Pinho, Martim Nunes, Martim Fortes e Francisco Queimado carimbaram a passagem aos quartos-de-final.
Por sua vez, Francisco Mittermayer, João Crespo, João Mendonça e Matias Canhoto ficaram pelo caminho.
Depois, já durante a tarde, a organização colocou na água a prova feminina, na qual Maria Salgado (finalista vencida em 2023) e Gabriela Dinis foram derrotadas nos quartos-de-final.
Ambas, terminaram no nono lugar o Junior Pro Casablanca, que deixou de ter representação portuguesa no lado feminino.
A jornada fechou com a realização dos quartos-de-final do setor masculino, onde Portugal era a nação dominante com seis surfistas entre os 16 atletas.
Os já mencionados Francisco Ordonhas e Tiago Stock avançaram para as meias-finais ao passo que João Roque Pinho, Francisco Queimado, Martim Nunes e Martim Fortes encerraram o seu desempenho.
Fortes e Queimado alcançaram a nono lugar, enquanto Roque Pinho e Nunes obtiveram a 13ª posição.
Para este sábado, potencial dia das finais, a chamada na Praia de Ain Diab acontece às 11h00 (hora de Portugal continental).
Por realizar, estão somente meia dúzia de baterias até à consagração dos vencedores.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram