O passado sábado marcou a ida para a água da edição de 2024 do Mundial ISA Júnior, competição que decorre até ao próximo dia 12 de maio nos picos de La Bocana e El Sunzal, em El Savador.
Orientada por David Raimundo, a Seleção Nacional Júnior entrou em cena com seis dos 12 jovens surfistas que tem em prova. Atletas que tiveram sortes distintas.
Desse lote de surfistas após um longo dia de competição, quatro deles avançaram para a segunda ronda do quadro principal, enquanto os restantes caíram para as repescagens, onde a derrota já vale a eliminação do evento.
Na categoria Sub-16 feminina, Mel Canhoto e Miriam Julião acederam à segunda ronda na sequência de triunfos nas respetivas baterias.
Por sua vez, Sofia Matos não foi além do terceiro lugar no seu heat, sendo relegada para as repescagens.
Já em Sub-18 masculino, Matias Canhoto estreou-se com uma vitória robusta, somando 14,16 pts em 20 possíveis. Martim Fortes também seguiu em frente, mas no segundo posto do seu heat.
Quanto a Afonso Pinto, não se encontrou com o mar na sua bateria, acabando por cair para as repescagens.
Em comunicado oficial da Federação Portuguesa de Surf (FPS), o selecionador nacional David Raimundo fez o balanço deste jornada inaugural em El Salvador, afirmando que globalmente o conjunto luso podia "ter tido melhor resultado".
"A equipa estava a surfar bem e consistentemente. Podíamos ter tido melhor resultado. Cometemos erros e temos dois atletas que vão ter outra oportunidade na repescagem. Não há muito mais a dizer, se não que vamos continuar a lutar e corrigir.”
Já o presidente da FPS e líder da comitiva, João Aranha, sublinhou que as "perspectivas permanecem intactas".
"Este foi um dia com boas prestações, apesar de termos já dois surfistas nas repescagens. O Afonso não se encontrou com o mar e a Sofia teve uma bateria com muito poucas ondas em que não teve oportunidades. Mas temos a equipa toda em prova, as perspectivas permanecem intactas e estamos confiantes num bom resultado.”
Este domingo, segundo dia de competição, marca a estreia das categorias Sub-18 feminino e Sub-16 masculino.
Portugal estará em ação com Constância Simões, Erica Máximo e Maria Salgado em Sub-18 feminino e Jaime Veselko, Manuel Pirujinho e Tiago Guerra em Sub-16 masculino.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram