Depois do arranque de temporada nas idílicas ondas de Snapper Rocks, a luta pela qualificação para o circuito mundial de surf do próximo ano prossegue na Austrália, com a realização do Sydney Surf Pro.
As esquerdas de North Narrabeen recebem a segunda etapa da Challenger Series versão 2024, que marca o fim da perna australiana.
Com o período de espera de 9 a 16 de maio, a armada lusa no evento 'aussie' é composta pelos cinco surfistas que estão a fazer o circuito na totalidade: Frederico Morais, Guilherme Ribeiro, Teresa Bonvalot, Yolanda Hopkins e Francisca Veselko.
Depois de um desempenho modesto no Gold Coast Pro, onde apenas Yolanda Hopkins não perdeu de primeira e obteve o nono posto, os surfistas portugueses procuram regressar às boas sensações no Sydney Surf Pro, prova que foi conquistada por Teresa Bonvalot em 2022.
A menos de 24 horas da abertura da janela de espera, a World Surf League (WSL) já revelou o heat draw do evento.
No setor masculino, Guilherme Ribeiro entra logo em ação na ronda inaugural, mais concretamente na quinta bateria dessa fase.
O campeão nacional Open em 2022, que está pela primeira vez a participar a tempo inteiro neste circuito, mede forças com o local e wildcard australiano Jordan Lawler, o brasileiro Luel Filipe e o gaulês Charly Quivront, surfista que Gui já defrontou em Snapper Rocks.
Por sua vez, Frederico Morais, recentemente despromovido do CT devido ao cut, entra em ação apenas na segunda ronda, beneficiando do estatuto de top seed.
Kikas, que alcançou o quinto lugar neste evento em 2023, está inserido no quinto heat da ronda 3. Os adversários do surfista de 32 anos serão o norte-americano Dimitri Poulos, o brasileiro Edgard Groggia e um surfista proveniente da ronda inaugural.
Passando para a prova feminina, Yolanda Hopkins será a única surfista lusa a competir na ronda 1. Na oitava e última bateria dessa fase, Yo tem encontro marcado com a havaiana Keala Tomoda-Bannert, a norte-americana Talia Swindal e a canadiana Sanoa Dempfle-Olin, que tal como Hopkins estará presente nos Jogos Olímpicos de Paris'2024.
Quanto a Teresa Bonvalot e Francisca Veselko estreiam-se apenas na ronda 2, pois são tops seeds.
Na terceira bateria da segunda ronda, Bonvalot (quinta classificada no ano passado) já sabe que uma das oponentes será a norte-americana e antiga top mundial Alyssa Spencer. A este duo vão juntar-se mais duas surfistas da ronda 1.
Já Francisca Veselko surfa no quarto heat da ronda 2, onde terá pela frente a prodígio canadiana Erin Brooks, que é a atual líder do ranking na sequência da recente vitória no Gold Coast Pro.
Curiosamente, no passado, ambas defrontaram-se no Mundial Júnior da WSL com Kika a derrotar Erin nos quartos-de-final, numa caminhada que culminou na conquista do histórico título mundial em Seaside Reef, no estado norte-americano da Califórnia. O elenco da bateria fica completo com duas surfistas originárias da ronda 1.
Em Narrabeen, um total de 128 surfistas vão estar em prova. No passado fim de semana, com condições desafiantes, disputaram-se os trials que terminaram com os triunfos do australiano Axel Curotta e da brasileiros Anne dos Santos. Ambos, estreiam-se em etapas da Challenger Series.
A primeira chamada do Sydney Surf Pro está agendada para as 22h15 (hora de Portugal continental) desta quarta-feira para um potencial início de ação às 22h30.
Os campeões em título são a australiana Isabella Nichols e o norte-americano Cole Houshmand. No lado masculino já é certo que haverá um novo vencedor, pois Cole não participará na prova, num altura em que pontifica na elite do surf mundial.
Heats ronda 1 masculino:
HEAT 1: Oscar Berry (AUS) vs. Kai Odriozola (ESP) vs. Winter Vincent (AUS) vs. Jordy Maree (RSA)
HEAT 2: Owen Moss (USA) vs. Rinta Oooto (JPN) vs. Leo Casal (BRA) vs. Daniel Emslie (RSA)
HEAT 3: Jarvis Earle (AUS) vs. Robert Grilho (HAW) vs. Rafael Teixeira (BRA) vs. Leo Paul Etienne (FRA)
HEAT 4: Josh Burke (BRB) vs. Tully Wylie (AUS) vs. Ryan Huckabee (USA) vs. Axel Curotta (AUS)
HEAT 5: Charly Quivront (FRA) vs. Guilherme Ribeiro (POR) vs. Luel Felipe (BRA) vs. Jordan Lawler (AUS)
HEAT 6: Tide-Lee Ireland (RSA) vs. Levi Slawson (USA) vs. Carlos Munoz (CRC) vs. Kyuss King (AUS)
HEAT 7: Hiroto Ohhara (JPN) vs. Joh Azuchi (JPN) vs. Kai Martin (HAW) vs. Cody Young (HAW)
HEAT 8: Dylan Moffat (AUS) vs. Cauã Costa (BRA) vs. Kai Paula (HAW) vs. Taro Watanabe (USA)
Heats ronda 1 feminina:
HEAT 1: Nikki Van Dijk (AUS) vs. Philippa Anderson (AUS) vs. Jessie Van Niekerk (RSA) vs. Anne Dos Santos (BRA)
HEAT 2: Zoe McDougall (HAW) vs. Nanaho Tsuzuki (JPN) vs. Maud Le Car (FRA) vs. Sol Aguirre (PER)
HEAT 3: Sophia Medina (BRA) vs. Sara Wakita (JPN) vs. Eweleiula Wong (HAW) vs. Ariane Ochoa (EUK)
HEAT 4: Kirra Pinkerton (USA) vs. Paige Hareb (NZL) vs. Rosie Smart (AUS) vs. Nyxie Ryan (AUS)
HEAT 5: Tessa Thyssen (FRA) vs. Taina Hinckel (BRA) vs. Anon Matsuoka (JPN) vs. Mia Huppatz (AUS)
HEAT 6: Leilani McGonagle (CRC) vs. Laura Raupp (BRA) vs. Nora Liotta (HAW) vs. Saffi Vette (NZL)
HEAT 7: Daniella Rosas (PER) vs. Amuro Tsuzuki (JPN) vs. Anastasia Venter (RSA) vs. Sierra Kerr (AUS)
HEAT 8: Yolanda Hopkins (POR) vs Keala Tomoda-Banner (HAW) vs Talia Swindal (USA) vs Sanoa Dempfle-Olin (CAN)
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram