Terceira etapa da Liga MEO Surf de 2024, o Allianz Ericeira Pro está a marcar o momentâneo regresso de Miguel Blanco aos campeonatos e à competição que define os títulos máximos do surf nacional.
Mais voltado nos últimos tempos para o free surf, a busca por ondas grandes e a causa ecológica, o campeão nacional Open em 2018 e 2019 aproveitou o tempo livre na agenda para fazer um 'part-time' na prova que irá decorrer até domingo nas direitas de Ribeira d'Ilhas, a sala de visitas do surf nacional.
Esta é a primeira vez que Blanco compete numa etapa da Liga MEO Surf desde outubro de 2022, tendo então alcançado o terceiro posto no Bom Petisco Peniche Pro.
Em Ribeira, onde gritou vitória em 2018, Miguel já não vestia a licra de competição desde 2020, ano em que saiu derrotado da final diante de Afonso Antunes, que obteve então o primeiro triunfo na principal divisão do surf português.
Apesar da já longa ausência, o surfista de 28 anos mostrou-se fino neste arranque em Ribeira d'Ilhas, tendo conquistado a sua bateria da ronda inaugural.
O bicampeão nacional Open foi um dos atletas que conseguiu uma pontuação combinada na casa dos dois dígitos (12,25 pts).
"Já fazia dois anos que não participava na Liga. Entrei nesta etapa em particular porque é em casa. Ribeira d'Ilhas traz boas memórias e acabei por ter um tempinho para vir às origens da Liga MEO Surf. Estou contente por estar aqui", confidenciou Miguel Blanco na curta entrevista pós-heat.
Com a competição relegada para um plano secundário na atualidade, Miguel abordou um pouco os seus projetos nos últimos tempos.
"Tem sido a combinação de procurar ondas boas, grandes e de qualidade. Tenho investido bastante na Nazaré. Só o ano passado foi Nazaré, Jaws e a Califórnia. Andei muito à procura de ondas conciliando com os projetos ambientais e tentar deixar uma boa mensagem", afirmou.
Por fim, Blanco deixou ainda uma palavra a Tomás Fernandes, atual líder invicto do ranking e surfista com quem discutiu o título nacional em 2019.
"Era demais encontrar o Tomás na final. É uma inspiração para todos ver o Tomás na luta. Espera que seja o ano dele", concluiu.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram