Foi com condições épicas que chegou ao fim este sábado o Gold Coast Pro, etapa inaugural do circuito Challenger Series versão 2024.
Um dia das finais em que já não houve presença portuguesa, depois da eliminação de Yolanda Hopkins na véspera nos oitavos-de-final da prova feminina.
As fantásticas direitas de Snapper Rocks, que em 2025 estarão de regresso à elite do surf mundial, coroaram no dia das finais o australiano Mikey McDonagh e a prodigiosa canadiana Erin Brooks, de apenas 16 anos, precisamente a surfista que afastou Yolanda da competição.
De forma surpreendente, Mikey levou a melhor na prova masculina, conquistando pela primeira vez uma etapa da Challlenger Series e logo em casa, o que levou ao delírio o público presente em Snapper, ávidos por uma festa à boa maneira 'aussie'.
Até à data, McDonagh nunca tinha conseguido passar dos oitavos-de-final em eventos da Challenger Series e quando conseguiu suplantar tal ronda foi logo para vencer o campeonato.
Já Erin, não obstante a tenra idade, alcançou a segunda vitória consecutiva neste circuito de acesso ao CT, pois também tinha saído vencedora da etapa de Saquarema, no Brasil, que fechou a temporada transata.
Sem dúvida, um outro fenómeno do surf mundial feminino, que parece querer seguir as pisadas de Caitlin Simmers, vencedora do Gold Coast Pro em 2022 e a atual líder do ranking mundial, com apenas 18 aninhos.
Este triunfo na Gold Coast foi obtido em grande estilo por parte de Erin Brooks. Não só derrotou duas surfistas despromovidas recentemente do CT devido ao cut como pelo meio conseguiu uma nota 10, a segunda do evento feminino, repetindo o que a australiana Macy Callaghan fez na véspera.
A talentosa surfista canadiana começou o dia das finais a derrotar a basca Nadia Erostarbe nos quartos-de-final.
O acesso à final foi assegurado com uma vitória diante da antiga top mundial Isabella Nichols, no heat em que Erin conseguiu a primeira nota máxima em competições da World Surf League (WSL), graças a um assombroso tubo.
"Foi definitivamente o melhor tubo que fiz no campeonato. Foi muito maior do que imaginava", explicou a competidora de 16 anos.
Depois, na grande final, Erin Brooks mediu forças com a brasileira Luana Silva, que neste derradeiro dia de prova foi um verdadeiro pesadelo para o surf australiano.
Tudo porque a surfista sul-americana venceu as australianas Bronte Macaulay e Sally Fitzgibbons nos quartos e meias-finais, respetivamente.
No decisivo duelo, Erin superiorizou-se a Luana com o score combinado de 13,90 pts face aos 12,57 somados pela adversária brasileira.
Curiosamente, o país irmão também saiu derrotado da final da prova masculina, com outro surfista que também abandonou o CT na sequência do corte. Samuel Pupo falhou o bicampeonato em Snapper Rocks ao perder para o já mencionado Mikey McDonagh.
O surfista australiano fez a pontuação combinada de 15,43 pts contra os 12,93 pts registados pelo mais novo dos Pupo, que vinha a ser o protagonista da prova masculina, disparando várias notas de excelência e cravando scores combinados robustos.
"Ainda não sei se isto é real. Parece um sonho e posso acordar a qualquer momento. Este é o melhor dia da minha vida. Para ser honesto, não tenho palavras", confidenciou o surfista de 22 anos.
Neste dia das finais, McDonagh iniciou a campanha derrotando dois surfistas que também surpreenderam neste Gold Coast Pro. O compatriota Dakoda Walters nos quartos-de-final e Josh Burke de Barbados nas meias-finais.
Por sua vez, Samuel Pupo, que fez o melhor score combinado de todo o evento (18,70 pts), deixou pelo caminho o também brasileiro Ian Gouveia e o 'aussie' George Pittar, que recentemente deu nas vistas na perna australiana do circuito mundial de surf.
Na prova masculina, nota ainda para o positivo quinto posto obtido pelo brasileiro João Chianca, eliminado por Josh Burke.
O irmão do big rider Lucas Chumbo efetuou em Snapper Rocks o regresso à competição após longa paragem por lesão devido ao violento wipeout sofrido em Pipeline, no Havai, em dezembro último.
Concluído o Gold Coast Pro, a Challenger Series vai continuar pela Austrália. A segunda de seis etapas em agenda para a presente época, o Sydney Surf Pro, leva os surfistas até às esquerdas de Narrabeen. O período de espera é de 9 a 16 de maio.
Resultado final feminina:
1ª Erin Brooks (CAN) 13.90
2ª Luana Silva (BRA) 12.57
Resultado final masculina:
1º Mikey McDonagh (AUS) 15.43
2º Samuel Pupo (BRA) 12.93
Resultado meias-finais femininas:
HEAT 1: Erin Brooks (CAN) 16.83 DEF. Isabella Nichols (AUS) 10.63
HEAT 2: Luana Silva (BRA) 14.17 DEF. Sally Fitzgibbons (AUS) 11.90
Resultado meias-finais masculinas:
HEAT 1: Mikey McDonagh (AUS) 14.66 DEF. Josh Burke (BRB) 11.33
HEAT 2: Samuel Pupo (BRA) 16.10 DEF. George Pittar (AUS) 14.00
Resultados quartos-de-final femininos:
HEAT 1: Erin Brooks (CAN) 13.67 DEF. Nadia Erostarbe (EUK) 10.10
HEAT 2: Isabella Nichols (AUS) 16.46 DEF. Macy Callaghan (AUS) 10.34
HEAT 3: Luana Silva (BRA) 13.83 DEF. Bronte Macaulay (AUS) 13.77
HEAT 4: Sally Fitzgibbons (AUS) 10.73 DEF. Alyssa Spencer (USA) 10.53
Resultados quartos-de-final masculinos:
HEAT 1: Josh Burke (BRB) 15.83 DEF. Joao Chianca (BRA) 11.16
HEAT 2: Mikey McDonagh (AUS) 13.77 DEF. Dakoda Walters (AUS) 12.77
HEAT 3: Samuel Pupo (BRA) 12.23 DEF. Ian Gouveia (BRA) 9.93
HEAT 4: George Pittar (AUS) 17.00 DEF. Michael Rodrigues (BRA) 15.17
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram